A Secretaria de Saúde de Aparecida aumentou de 800 para 2.500 mamografias gratuitas em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.
A oferta é para pacientes que têm a indicação médica e, atualmente, há vagas sobrando.
O exame pode ajudar a identificar a doença antes do surgimento dos sintomas.
Quem apresenta fatores de risco ou notou alguma alteração no próprio corpo deve buscar atendimento médico para que o profissional determine a conduta adequada e se há necessidade da mamografia.
De acordo com o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, o acompanhamento é indicado pelo Ministério da Saúde (MS) a mulheres de 50 a 69 anos de idade
“Apesar da faixa preconizada, ressalto que as mulheres de todas as idades devem ser estimuladas a conhecer e analisar seus corpos, sem técnica específica, para notar quaisquer mudanças nas mamas. Porém, é preciso de indicação médica, a avaliação profissional é indispensável para determinar quem deve fazer a mamografia”, afirmou o secretário.
Como agendar uma consulta
Antes de mais nada, é necessário que a paciente se consulte com um médico para depois agendar a mamografia.
Quem mora nas áreas cobertas pelas equipes de Saúde da Família deve marcar consulta com o clínico na unidade mais próxima.
Já quem mora em outras localidades deve ligar para o teleagendamento (0800-6461590) para agendar uma consulta de clínica geral ou ginecologia.
Quem pode fazer
“Estamos com vagas para mamografias sobrando e precisamos proteger a população. Se alguém está com duvida, se nota algum sintoma, não deve esperar. Mas primeiro é preciso uma consulta médica”, informou a chefe de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria.
Amanda enfatiza que o exame não é indicado para todas as mulheres, mas sim para aquelas que fazem rastreamento.
“Abaixo dos 50 anos de idade, o médico julgará se é necessário. Se ela não tem um histórico, se a história clínica dela não mostra que ela tem risco, se foi examinada e não foi encontrado nenhum nódulo, não há indicação para mamografia. Já as mulheres abaixo dos 35 anos não fazem o exame porque a mama ainda é muito densa e não é possível visualizar”, esclareceu.
Aparecida: câmeras de segurança começam a ser instaladas
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)</p
Discussão sobre isso post