Coluna de Quadrinhos – HQ ousada de Moebius chega ao Brasil

A HQ conta a história de uma mulher que acaba de perder o pai
A HQ conta a história de uma mulher que acaba de perder o pai

Luxuoso, luxuriante, luxurioso: chega pela Editora Nemo o álbum Garras de Anjo, a obra mais ousada da longa parceria entre Alejandro Jodorowsky e Moebius. Uma edição voltada só para adultos que une arrebatadoras ilustrações e intensa prosa poética, imagens provocadoras e frases inquietantes. Mas quase que os amantes da arte no Brasil perderam a oportunidade de conhecer esta obra-prima, por causa da recusa da gráfica em imprimir uma obra considerada “pornográfica”. Segundo o diretor da Nemo, Arnaud Vin, “reflexo de tempos moralistas”.

Trama

A HQ conta a história de uma mulher que acaba de perder o pai. Após o enterro, em que a luxúria grassa solta entre as viúvas do falecido, a sensual protagonista volta sozinha para a cidade e decide visitar a casa do pai que estava abandonada há mais de meio século, onde busca explorar toda a sua sexualidade.

Nesse local, ela recebe a permissão para explorar o seu passado em busca de liberdade e compreensão sexual para se desprender do mundo das aparências. Entre o incrivelmente belo e a surpresa desconcertante, desenhos e textos levam o leitor numa viagem ao reino do erotismo sem limites, como só poderia ser proporcionada pelo talento único de Moebius e Jodorowsky.

A narrativa poética do álbum fascina ao mesmo tempo em que incomoda ao destruir muitos dos paradigmas sociais, como a família. Está diluído nas páginas dessa instigante HQ muito do pensamento freudiano sobre o sexo do ponto de vista psicanalítico. Os desenhos de Moebius, aqui em preto e branco, são um caso à parte, com tamanho realismo e força, que elevam ao extremo as sensações causadas no leitor. Impossível ficar impassível.

Sobre os autores

Jean Giraud (Moebius) nasceu em Nogent-sur-Marne, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de quadrinhos aos 18 anos, publicando sua primeira história, “Frank et Jeremie”, para a revista Far West. Tornou-se mais conhecido ao desenhar a série de faroeste Blueberry, publicada pela revista Pilote. Em 1963, Jean Giraud dá vida a seu pseudônimo Moebius na revista Hara Kiri, onde publica diversas histórias. Em 1974, ajuda a criar a revista de fantasia e ficção científica Mètal Hurlant, com as primeiras histórias de Arzach. Como Moebius, o artista francês também colaborou em diversos filmes de ficção científica, como Alien (1979), Tron (1982) e O Quinto Elemento (1997). Faleceu em 10 de março de 2012, em Paris. A Editora Nemo já publicou do autor a fantástica Coleção Moebius, com as HQs que o consagraram, além da belíssima série O Mundo de Edena. Confira aqui a relação completa de suas obras pela Nemo.

Alejandro Jodorowsky nasceu em Iquique, Chile, em 7 de Fevereiro de 1929. Em 1953 mudou-se para Paris onde estudou mímica com Marcel Marceau. Trabalhou com Maurice Chevalier e fez seu primeiro filme, La Cravate, até há pouco tempo dado como perdido. Também em Paris ele conheceu Roland Topor e Fernando Arrabal, e juntos criaram o Moviment Panique em 1962. No início dos anos 1980, o cineasta dedicou-se a escrever histórias em quadrinhos, em diversas parcerias, a mais famosa delas com Moebius.

Dica

Album começa com a primeira corrida na chuva de Senna, ainda no kart

Ayrton Senna

2014

Lionel Froissart

Nemo

Com sua genialidade dentro das pistas, Ayrton Senna da Silva conquistou muito mais do que três campeonatos mundiais de Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991. O piloto brasileiro se consagrou como ídolo nacional em uma época de instabilidade política e econômica. Senna levou o orgulho de sua nação nas cores de seu capacete e colocou a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio por 41 vezes.

Comentários do Facebook