Além de querer impor uma idade máxima de 80 anos para candidatos a presidente, governador e prefeito, o deputado federal goiano José Nelto (Progressistas) quer limitar a quantidade de mandatos no Executivo.
Nelto colhe assinaturas para apresentar a ‘PEC Biden’.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), no entanto, vai além da limitação na idade.
Conforme o deputado, o texto proposto também prevê a limitação de apenas 2 mandatos para presidente, governador e prefeito.
A inspiração está na Constituição dos Estados Unidos que, em sua 22ª emenda, impede um eventual retorno do ex-presidente Barack Obama e até mesmo a reeleição de Donald Trump, em caso de vitória nas próximas eleições estadunidenses.
“Se ela for aprovada, ninguém poderá ter 3 mandatos. Precisamos abrir espaços para novos políticos”, acrescentou.
‘PEC Biden’
A PEC também ganhou repercussão por outro trecho, que impõe idade máxima para candidatos a presidente, governador e prefeito.
Conforme Nelto, ele se inspirou no caso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tem 81 anos, e que enfrenta resistência para concorrer à reeleição.
O presidente está com dificuldades de cognição e de movimentação e foi criticado em seu 1º debate com o ex-presidente Donald Trump, quando apareceu disperso por várias vezes.
Segundo Nelto, sua ideia é renovar a política e também criar uma trava para que políticos não se perpetuem no Poder ou cheguem ao Executivo em péssimas condições de saúde física e mental.
“Não tenho nada contra idoso. Já temos, por exemplo, a PEC da Bengala, que fixou a aposentadoria em 75 anos para ministros do Supremo”, exemplificou.
LEIA TAMBÉM:
‘PEC Biden’: Deputado goiano quer impedir candidatura de idosos e pode barrar Lula e Caiado