Desde a década de 70, Bar do Piry conquista clientes com sabores nordestinos

Boteco no Jardim América nasceu graças ao esforço do piauiense Francisco Mendes, o Piry.
De acordo com ele, sucesso do bar atrai até clientes internacionais

“O cliente é fundamental para o sucesso de um empreendimento. A simpatia com que os tratamos também. Tenho muita satisfação e orgulho do que faço” – Piry
“O cliente é fundamental para o sucesso de um empreendimento. A simpatia com que os tratamos também. Tenho muita satisfação e orgulho do que faço” – Piry

Ele saiu da cidade de Piripiri, no interior do Piauí, no ano de 1978 em busca de vida melhor. Acompanhando o irmão, que já estava em Goiânia, Francisco Ramos Mendes, conhecido como Piry, chegou à capital de Goiás, mas precisamente no Jardim América, onde, há 35 anos, toma conta de um dos bares mais conhecidos da região: o Bar do Piry, localizado na Avenida C-1, ao lado de outro bar tradicional do setor, o Buteko da Mainha.

A história dele começou como a de tantos outros nordestinos que saem de suas terras para conseguir melhores condições. Na bagagem, o sonho de abrir seu próprio negócio.

Referência na cidade

O que ele não sabia era que o boteco de apenas uma porta se tornaria referência na cidade. “Eu investi aos poucos e apostei no setor porque sempre achei um lugar viável com grandes indícios de crescimento. Quem diria, antes o Jardim América não tinha nada”, lembra o comerciante, que também mora no bairro desde quando chegou.

De salgados, refrigerantes e doses de cachaça, o cardápio foi sendo incrementado com pratos e especialidades nordestinas. De acordo com Piry, o sucesso do seu empreendimento conquistou até clientes internacionais: “Vem gente de toda parte do mundo comer aqui. Porque chegam a Goiânia, daí o pessoal indica e assim por diante”.

Fidelização

Para Piry, a longevidade do bar e a fidelização dos clientes, compostos em sua maioria, segundo ele, por jovens e família, se deram pelo acolhimento de toda a equipe e dos próprios donos, que até hoje fazem questão de servir os clientes e preparar as iguarias.

“O cliente é fundamental para o sucesso de um empreendimento. A simpatia com que os tratamos também. Tenho muita satisfação e orgulho do que faço. Mesmo com muitas dificuldades no início, afinal saí de casa sem nada, nunca pensei em desistir nem voltar. Hoje posso dizer que sou cem por cento feliz e realizado profissionalmente”.

Carolina Simiema

Comentários do Facebook