O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Jr (PSD), considerou o retorno do senador Vanderlan Cardoso (PSD) à base do governador Ronaldo Caiado como uma “atitude coerente” com o cenário político que se desenha para 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A declaração foi dada em entrevista à Folha Z durante o lançamento da pré-campanha presidencial de Caiado, realizado em Salvador (BA).
Segundo Francisco Jr, o PSD historicamente integra a base do governo estadual, liderado por Caiado e pelo vice-governador Daniel Vilela.
No entanto, o senador Vanderlan, que preside o partido em Goiás, acabou se distanciando em momentos pontuais.
“Por circunstâncias, ele fez uma dissidência. Mas sempre vimos o PSD como parte do projeto político liderado por Caiado e Daniel”, afirmou.
Caminhos distintos de Vanderlan Cardoso
Em 2022, Vanderlan apoiou a pré-candidatura de Major Vitor Hugo (PL) ao governo de Goiás, rompendo com o grupo de Caiado.
Já em 2024, lançou-se como pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, enfrentando tanto o nome apoiado por Caiado, o prefeito eleito Sandro Mabel, quanto o candidato do PL, Fred Rodrigues, ex-deputado estadual.
O distanciamento ocorreu mesmo após Caiado ter apoiado Vanderlan em 2020, quando o senador também disputou a prefeitura da capital.
Apesar disso, Francisco Jr acredita que a reaproximação é estratégica e natural:
“É uma atitude coerente. Penso que o PSD está completamente unido no projeto do governador Ronaldo Caiado e do Daniel Vilela para Goiás”, avaliou.
Vanderlan no Senado em 2026?
Questionado sobre o futuro político de Vanderlan Cardoso, Francisco Jr acredita que o senador deve buscar a reeleição ao Senado em 2026.
Porém, ele pondera que essa decisão ainda será discutida por toda a base aliada.
“Pelo PSD, acredito que Vanderlan será sim [candidato]. Mas será uma construção coletiva, com estratégia, para definir como administrar a chapa. Pela legislação, ele pode disputar. No momento oportuno, isso será debatido de forma inteligente”, disse.
A expectativa é de que a base governista lance chapa majoritária forte, que deve incluir a 1ª dama Gracinha Caiado, cotada para uma das duas vagas ao Senado, além de um nome para vice-governador.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post