Governo institui pagamento de mais uma taxa aos donos de veículos em Goiás

Proprietários de veículos em Goiás podem preparar o bolso
Proprietários de veículos em Goiás podem preparar o bolso

Os donos de veículos em Goiás, seja ele novo ou usado, podem se preparar para pagar mais uma taxa. O governo estadual instituiu nesta semana o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), que prevê a obrigatoriedade de uma inspeção para medir a emissão de gases e ruídos lançados pelos carros em circulação no Estado.

O “selo verde”, como é conhecido em outros Estados que já cobram a taxa, ainda não tem um valor definido. Assim como em outros locais, ele deve ser vinculado ao licenciamento do veículo.

Licitação e vistorias

Segundo o decreto do governo, publicado na última segunda-feira, 16, no Diário Oficial, fica a cargo da Superintendência do Meio Ambiente providenciar o modelo de licitação para escolher as empresas que ficarão responsáveis pelas vistorias nos veículos. O PCPV de Goiás foi aprovado em 2011, dois anos depois da resolução 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina a controle da poluição veicular.

Ainda não há uma data para a taxa começar a ser cobrada dos proprietários dos veículos. O órgão ambiental do Estado de Goiás deve estabelecer os limites de gases e ruídos que não foram estabelecidos pelo Conama.

 

Comentários do Facebook