Diante do aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, o governador Ronaldo Caiado pediu que a população goiana busque vacinas.
O pedido foi feito durante coletiva de imprensa que abre aa 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, na manhã dessa 6ª feira (17), em Goiânia.
Segundo o governador, Goiás passa por dificuldade com o número de crianças e adultos com estado gripal e necessidade de internação e pediu que a população busque se vacinar para prevenir as enfermidades.
Hoje, a influenza é uma das principais responsáveis por aumento de diagnósticos e internações em Goiás, ao lado da dengue.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) já provocou 236 óbitos este ano, principalmente entre crianças menores de 2 anos (25 mortes) e idosos com mais de 60 anos (128 mortes).
Dentro dos óbitos por Srag, a maioria registrada em 2024 é por Covid-19 (98) e Influenza (24), ambos com vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
O governador lembrou que desde o dia 22 de março há Campanha de Vacinação contra a gripe no estado.
Além disso, desde o dia 2 de maio a imunização contra Influenza está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade.
No entanto, a cobertura vacinal ainda está em cerca de 27,49%, número considerado baixo.
Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é de cobertura acima de 90%.
“Não existe condição de você ter leito hospitalar para atender 7 milhões de goianos que realmente não tomam a vacina […] Em vez de focar no leito, vamos focar na campanha da vacinação, porque se nós não tivermos uma vacinação, podemos transformar todas as residências de Goiás em enfermaria”, esclareceu Caiado.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA