Ministério das Cidades não é órgão de trânsito, explica Detran em nota de resposta

O jornal O Popular publicou nesta terça-feira, 23, uma matéria intitulada “Troca de placas não é obrigatória”. O texto teve como base informações do Ministério das Cidades, porém, segundo o Detran-GO divulgou uma nota em resposta contrariando a entidade e a matéria.

No texto do veículo de comunicação, o Ministério das Cidades dizia que os motoristas goianos que já tinham placas de identificação dentro das normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em seus veículos, não precisavam fazer as substituições destas quando o Detran fizesse o chamado para a troca obrigatória.

Confira a nota de resposta divulgada pelo Detran:

A resposta obtida pelo Jornal O Popular, quanto à necessidade de troca das placas veiculares no Estado de Goiás, não tem valor legal, mas meramente político! Serve apenas ao propósito de confundir o usuário dos serviços do Detran-GO. Quem tem competência para decidir e se pronunciar a respeito são o Denatran e o Detran. O Ministério das Cidades não é órgão de trânsito e não tem legitimidade para tratar do assunto.

A Constituição Federal foi alterada recentemente, definindo que o Denatran e os Detrans são órgãos de segurança viária, não mantém qualquer vínculo com o Ministério das Cidades. O Detran lamenta o uso político-eleitoral de uma questão especialmente técnica. O Detran é o único órgão executivo de trânsito com competência em todo o Estado de Goiás, e tem autonomia para conduzir no território goiano, as políticas e medidas de trânsito que se fazem necessárias e mostram-se corretas até o momento!

O Detran do Estado de Goiás passou todas as informações da implantação do novo modelo de placas veiculares para o Denatran e o mesmo parabenizou o órgão pela iniciativa. O sistema utilizado pelo Detran-GO já é uma realidade nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão e está sendo adequado pelos Detrans que buscam a regularização deste setor. Com a implantação do projeto, o Detran-GO cumpre o seu papel na defesa do patrimônio dos proprietários de veículos e dá a sua contrapartida em prol da segurança pública do Estado de Goiás.

 

Comentários do Facebook