Cangurus na porta dos apartamentos australianos
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes será obrigado a renovar o seu estoque de brincadeiras infantis e inúteis a poucos dias da abertura oficial dos Jogos Olímpicos. Ele prometeu colocar cangurus na porta dos apartamentos australianos depois que a delegação reclamou do péssimo estado das instalações. A divisão no Brasil hoje é clara: uma parcela menor prefere exaltar a importância da competição mundial e minimizar as falhas na organização, enquanto a parcela maior trabalha para escancarar problemas gritantes na logística do evento.
Emoção x realidade
A segunda-feira foi marcada pelo vídeo da cantora Ivete Sangalo, uma das madrinhas do evento, se dizendo emocionada com o talento e a dedicação dos atletas brasileiros. “Faltam 11 dias para o início das Olimpíadas, coração a mil”. Ao mesmo tempo o noticiário não disfarçou a dura realidade. Confira algumas manchetes: “Nunca vi uma Vila Olímpica neste estado”, diz chefe da missão australiana; Fiação exposta, vazamento e teto quebrado; EUA e Itália investem milhões para obter conforto e segurança nos Jogos. Nem mesmo a Rede Globo tem conseguido amenizar a barra dos organizadores.
Vergonhoso legado da Copa
Pra tudo tem limite. A insatisfação da maioria, mais de 60%, ocorre em função do legado vergonhoso deixado pela realização da Copa do Mundo/2014. Nenhuma, rigorosamente nenhuma capital conseguiu receber todas as obras e investimentos para sediar as partidas. A má vontade com as Olimpíadas no Rio de Janeiro está exposta diariamente nas centenas de obras inacabadas ou porcamente finalizadas em todas as regiões do Brasil. Como acreditar que o senso de probidade das autoridades brasileiras mudaria da água para o vinho?
LEIA MAIS: Jornalista é assassinado na porta de casa em Santo Antônio do Descoberto
Apelos não mudam mau humor
Então, pouco adianta os apelos recorrentes de atletas, ex-atletas, celebridades artísticas, narradores e comentaristas esportivos. Da classe política, obviamente, nem se cogita. O verde-amarelo, a vibração nas arenas e a conquista de algumas poucas medalhas não serão suficientes para amenizar o mau humor do cidadão com os Jogos Olímpicos.
Chega de embromação e faz-de-conta! O brasileiro é otimista por natureza, mas deixou a ingenuidade de lado faz um bom tempo, amadurecido pelas redes sociais e manifestações de rua que balançaram a República. Jamais desfazendo do carisma da baiana Ivete Sangalo, mas o coração da pátria não está a mil, mas a 10km/h.
Discussão sobre isso post