Dezenas de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu, em Goiânia, denunciaram à Folha Z que esperam por horas para serem atendidos.
A denúncia foi feita por um leitor que deu entrada no UPA às 12h dessa 3ª feira (3) e só conseguiu atendimento às 17 horas.
Ainda de acordo com o relato, o centro de saúde estava lotado desde a manhã, com apenas 4 médicos para o atendimento.
Por conta da lotação, segundo a denúncia, acabaram os assentos disponíveis para espera e alguns pacientes tiveram que aguardar do lado de fora da UPA.
O leitor completou ainda que apenas os casos de ‘classificação de risco’ estavam sendo atendidos, gerando a espera do grupo, que contava com crianças e idosos.
O que diz a Secretária de Saúde?
A Folha Z entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde (SMS) para esclarecimento sobre a denúncia.
Segundo a porta-voz da SMS, Sirlene Mendonça, 6 médicos atendem na UPA Jardim Itaipu, sendo 4 ortopedistas e 2 pediatras
Além disso, ela esclareceu que, durante a tarde, havia registro de espera de 27 pacientes aguardando atendimento, sendo que nenhum estava ali desde amanhã.
“A unidade segue prerrogativas do Sistema Universal de Saúde (SUS), onde os pacientes são atendidos conforme classificação de risco. Por isso, os casos mais simples acabam tendo que esperar um pouco mais”, relatou a assessora.
Revolta de paciente
A espera por atendimento na unidade também causou revolta do marido de uma paciente ferida, há cerca de 3 meses.
Na ocasião, após chegar na UPA com a esposa com a mão ferida, um homem se revoltou com a demora no atendimento e quebrou vidros do local.
De acordo com a secretária, a mulher já estava sendo encaminhada para atendimento, mas o marido se revoltou, quebrou vidros e arrastou a paciente pelo braço, indo embora.
O casal chegou a passar numa farmácia para comprar curativos antes de ir para casa, onde o homem foi detido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).
LEIA TAMBÉM:
Paciente agora pode marcar consulta pelo WhatsApp na rede pública de Goiânia
Discussão sobre isso post