Com o início da vacinação contra covid-19 em Aparecida de Goiânia e todo o Estado de Goiás, surgiram também muitas dúvidas a respeito de como será a campanha de imunização.
Para responder a esses principais questionamentos, a Folha Z preparou uma lista com 10 perguntas e respostas sobre a vacinação em Aparecida.
Confira:
1) Quantas doses Aparecida tem disponíveis?
A cidade recebeu do Ministério da Saúde 7,2 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
2) Quem vai ser vacinado primeiro?
Na 1ª fase, que começa nesta 4ª feira (20), serão vacinados: profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate à covid-19; idosos acima de 60 anos de idade que residam em instituições de longa permanência; e pessoas com deficiência que residam em instituições de longa permanência.
3) Quem já teve covid-19 também precisa se vacinar?
Apesar de ainda não haver estudos conclusivos sobre o tema, a recomendação dos especialistas é que mesmo aqueles que já tiveram a doença sejam vacinados.
Isso porque porque não se sabe ainda quanto tempo dura a imunidade natural. Porém, há indícios de que ela seja menos “potente” do que a imunidade induzida pela vacina.
4) Depois da vacina, máscaras e distanciamento não serão mais necessários?
Sim. Além de nenhuma vacina ser 100% eficaz, de forma que mesmo os vacinados ainda precisarão se cuidar, é necessário pensar nas pessoas que não podem se vacinar por questões de saúde.
Distanciamento e máscara ainda serão a norma para o futuro recente para continuar freando a circulação do vírus.
5) Quantas doses são necessárias para que uma pessoa seja imunizada?
A vacina Coronavac demanda que sejam aplicadas 2 doses, com até 4 semanas de distância, para que uma pessoa esteja de fato imunizada.
6) Onde será feita a vacinação?
Em Aparecida de Goiânia, na 1ª fase, a equipe da Secretaria de Saúde vai vacinar as pessoas em seus locais de trabalho e nos abrigos onde moram.
Não haverá postos fixos em funcionamento nesse 1º momento.
Nas próximas fases, haverá 5 postos:
- Drive Thru na Cidade Administrativa;
- Drive Thru no Centro de Especialidades;
- UBS Andrade Reis;
- UBS Bairro Cardoso;
- e UBS Jardim Olímpico.
7) É necessário fazer algum cadastro para ser vacinado?
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid vai ser igual às outras, como a da gripe ou da febre amarela, por exemplo.
A pessoa vai aos postos de saúde, ou pontos utilizados em campanhas de imunização, e lá é identificada e cadastrada na hora.
Não é preciso cadastro prévio no posto de saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão. O aplicativo só facilita a identificação no momento de tomar a vacina.
8) O que fazer quando se perde a carteira de vacinação?
A vacinação nacional contra a covid-19 contará com uma carteira digital para registro das doses da vacina.
Por isso, não será necessário apresentar a tradicional cartela de imunização.
Segundo informações preliminares, bastará apresentar o CPF.
O acesso à carteira digital de vacinação será por meio do aplicativo Conecte SUS.
9) Haverá agendamento para a vacina?
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, há um planejamento para que a vacinação nas UBSs da cidade ocorra por meio de agendamento a partir da 2ª fase da campanha.
A ideia é que seja utilizado o aplicativo Dados do Bem, lançado pelo Governo de Goiás no ano passado, para definir o local e o horário que a pessoa deve se dirigir para ser vacinada.
Já nos pontos de drive-thru, a imunização deve ocorrer por ordem de chegada.
Porém, esse plano ainda pode sofrer alterações.
10) E as próximas fases, quando serão?
Aparecida de Goiânia tem a expectativa de receber ainda 200 mil doses do Governo Federal.
Porém, ainda não há previsão de quando essa remessa será feita.
Durante o anúncio do pontapé da campanha na cidade, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) afirmou que aguarda autorização para negociar a compra de mais doses diretamente com fornecedores internacionais.
Assim que haja mais doses de vacina disponíveis, a 2ª fase deve finalizar a imunização de todos os profissionais de saúde, que atuem ou não na linha de frente da covid-19, e os idosos que não moram em abrigos.
Vacinação em Aparecida de Goiânia começa às 8h desta 4ª feira (19)
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post