As pessoas que usam o transporte coletivo na região central de Goiânia ganham, a partir dessa semana, uma facilidade para enfrentar o dia a dia. No Manto de Nossa Senhora, como é conhecida a região que engloba o contorno da Praça Cívica e as avenidas Paranaíba, Tocantins e Araguaia, foram instalados 16 displays de Ponto de Parada, em que a população pode conferir em tempo real o horário em que o ônibus passará por lá.
O diretor do Consórcio RMTC, Leomar Avelino, diz que as informações disponíveis nos displays são repassadas, em tempo real, pela Central de Controle Operacional (CCO). O display dos pontos de ônibus usa tecnologia sueca vinda da Volvo, como o sistema ITS4MOBILITY, instalado em todos os ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).
Ainda é possível verificar os horários dos ônibus via mensagem de texto e usando a internet do celular, mas os displays são bem mais práticos. Vale lembrar que os displays estão instalados nos pontos de ônibus da região central de Goiânia desde o ano passado, mas nunca tinha previsão de utilização dos mesmos.
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Caráter experimental e vandalismo
Sávio Afonso, o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), explica que os displays instalados nestes pontos na região central devem atender cerca de 50 mil passageiros por dia, que utilizam 40 linhas de ônibus que circulam na região. Em Goiânia, a tecnologia dos displays também está disponível nos pontos de embarque e desembarque das avenidas Independência, 85 e no Paço Municipal.
“O trabalho de implantação dos displays foi feito pelas equipes da Comurg, CMTC e Consórcio RMTC. Graças a esta parceria foi possível concluir a ligação da rede de energia e a sinalização para a retomada da transmissão dos dados aos usuários”, informou Sávio.
Os displays ainda estão em caráter experimental. “Nós entendemos que é mais um serviço de informação aos usuários do transporte coletivo”, afirmou o diretor. Cada painel possui um alto custo de fabricação e manutenção, então não há planos para novas instalações. Embora Sávio reafirme que a CMTC está disposta a parcerias com prefeituras, o governo estadual e até locais privados para que novos displays estejam disponíveis à população.
A maior preocupação é, contudo, o vandalismo. “Isso é uma preocupação, haja visto que abrimos novos abrigos no corredor Universitário com um conceito mais moderno, com vidro, e todos os 16 tem hoje algum tipo de vandalismo. Esperamos que a própria população auxilie com a fiscalização desses painéis”, pede o diretor.
Os dados sobre as viagens diárias do transporte coletivo, nos 18 municípios da região metropolitana, também podem ser acessados pelo aplicativo Sim, que está disponível no site da RMTC, e pelo Moovit. Informações específicas das linhas, como as planilhas horárias, também podem ser solicitadas à CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e Whatsapp no número 9943-1620.
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