São João, a segunda maior festa popular do Brasil

Festa de São João | Foto: Divulgação
Festa de São João | Foto: Divulgação

Não seria exagero dizer que, em muitos lugares, o São João ultrapassa até mesmo o carnaval em número de participantes, movimentação da economia local e animação.

O nordeste do país é o lugar onde a agitação é maior, mas todo o país participa dos festejos até julho, quando ocorrem as férias escolares do sul e sudeste, por exemplo.

Mas quem é nordestino, ou já viajou para a região em junho, sabe que até o calendário escolar é modificado por causa dos feriados dos santos: João, Antônio e Pedro.

E agora, quando o São João está chegando, já começa a sedesenhar o calendário de festas nas cidades mais importantes da festa.

A Bahia, muito mais conhecida por causa do carnaval de sua capital, tem festa em inúmeras cidades, não há o monopólio de uma em relação à outra.

Tem prefeito que não consegue se reeleger se não fizer um grande São João, durante seu mandato.

Elba Ramalho no São João da Bahia | Foto: Rita Barreto
Elba Ramalho no São João da Bahia | Foto: Rita Barreto

Para se ter ideia, durante cerca de 1 semana, 80% das cidades da Bahia realizam shows com os principais artistas nordestinos.

As cidades maiores e mais ricas acoplam alguns artistas nacionais em seus roteiros – e vários sanfoneiros afirmam se mudar para o estado durante o mês de junho porque
tem show em uma cidade diferente todos os dias de junho!

Nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença, Moraes Moreira, Bell Marques, Ivete Sangalo, Claudia Leite, se juntam ao de forrozeiros como Zé Dantas, Flávio José, Wesley Safadão, Solange Almeida, Xand Avião, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda e muitos outros, realizam grande parte de seus shows anuais durante a temporada.

Inegavelmente, no entanto, as duas cidades que monopolizam a atenção da mídia nordestina e brasileira durante o período de festas são Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.

A rivalidade sobre quem faria o maior São João do Mundo é gigante, o que garante, a cada ano, o aumento das comemorações nos dois municípios.

Esquema de camarotes | Foto: Divulgação
Esquema de camarotes | Foto: Divulgação

Em Campina Grande, este ano, vai haver praticamente uma micareta de São João.

O típico carnaval fora de época baiano foi adaptado ao ritmo nordestino e vai tomar as ruas da cidade, berço da cantora Elba Ramalho.

Blocos de cordas vão varrer as ruas, comandados por estrelas como Bell Marques, com fantasias vendidas pela internet.

A cidade – que comemora o São João durante 30 dias consecutivos – concentra os festejos no Parque do Povo.

A praça de eventos todos os anos é ampliada e recebe inovações, além de decoração típica.

O palco, com formato 360º, é centralizado, mas ainda há um palco auxiliar, além de
camarotes e locais de alimentação.

Arena de shows | Foto: Divulgação
Arena de shows | Foto: Divulgação

Caruaru não quer ficar pra trás e também já divulgou sua programação para o evento anual.

Além da comemoração no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, haverá festa na estação ferroviária – com o Trem do Forró, já tradicional – no Alto do Moura, no Pólo Azulão e outros lugares mais.

Além dos artistas tradicionais, este ano a festa vai contar com a presença de Leo Santana, do cantor Leonardo e até mesmo com o DJ Alok, que faz muito sucesso entre a garotada com suas apresentações tecnológicas.

Será que ele vai tocar forró eletrônico? Só indo ver para saber…

Quem gosta da festa – e tem disposição e dinheiro – pode realizar a façanha de curtir a temporada indo de cidade em cidade, conhecendo as comemorações em diversos lugares.

Não faltam atrações, além da boa comida e bebida típica dos festejos dos santos. Fica o desafio!

São João na Bahia | Foto: Mateus Pereira
São João na Bahia | Foto: Mateus Pereira

As melhores pamonharias de Goiânia


Acompanhe o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook