Teleférico do Parque Mutirama será inaugurado nesta terça depois de oito meses de atraso

O teleférico do Parque Mutirama será inaugurado na próxima terça (5) | Foto: Divulgação / Prefeitura de Goiânia
O teleférico do Parque Mutirama será inaugurado na próxima terça (5) | Foto: Divulgação / Prefeitura de Goiânia

O início das férias de julho é propício para a inauguração do teleférico do Parque Mutirama. O prefeito Paulo Garcia inaugurará na próxima terça-feira (5), às 9 horas, o prometido equipamento. A nova atração do parque tem capacidade para transportar 500 pessoas por dia e liga o Mutirama ao Bosque do Botafogo, no Setor Vila Nova.

A viagem é aproximadamente de um quilômetro e deve ser feita em 12 minutos, saindo da plataforma de embarque, ao lado da Roda Gigante, e indo até o final do Bosque, na rua 200, na Vila Nova, e voltando ao ponto de partida.

Palavra chave: segurança

Os ocupantes das cabines panorâmicas, quando passarem sobre o Córrego Botafogo, vão trafegar a uma altura aproximada de 20 metros e podem apreciar no percurso boa parte do Mutirama, a área de esporte e lazer sobre o Túnel da Avenida Araguaia, os dois lados do Bosque Botafogo e o lago.

Com capacidade de até mil quilos por cabine a lotação de cada uma delas foi estipulada em quatro pessoas, o que deixará uma margem de segurança muito grande. O atendimento diário do teleférico está estimado em aproximadamente 500 pessoas nas quatro cabines que circularão em cada sentido da atração. O custo total da construção e implantação ficou em 7,2 milhões de reais.

O presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Dario Paiva, disse que a palavra chave para o funcionamento do teleférico é segurança. Segundo ele, esse foi o principal motivo para que a inauguração acontecesse somente agora.

“Por determinação do prefeito Paulo Garcia, tomamos várias medidas, que foram desde pintura de faixas no chão, testes com peso, treinamento do Corpo de Bombeiros a um exame eletromagnético, como se fosse um raio-x, em todo o cabo de aço. Com isso tudo, podermos garantir total segurança aos usuários”, afirmou Paiva.

LEIA MAIS: Kajuru está vivo. Ex-colega de trabalho Milton Neves desconfia de sumiço

Novo horário de funcionamento

Os ingressos de entrada do Parque Mutirama não serão reajustados e continuarão dando acesso liberado aos 30 brinquedos já em funcionamento, mas o Teleférico terá uma bilheteria própria e, portanto, ingressos cobrados separadamente. A inteira custará R$ 6 e a meia, R$ 3.

Para garantir o atendimento a todo o público que pretende desfrutar dos 30 brinquedos preexistentes no Mutirama, e do novo Teleférico, o parque estará aberto durante todo o mês de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.  A medida determinada pela presidência da Agetul atende ao anseio dos usuários do parque.

Demora nas obras

Interrompidas em 2012, as obras do teleférico do parque foram retomadas em julho do ano passado. O prometido foi que a atração fosse inaugurada próximo ao aniversário de Goiânia, no final do mês de outubro. O teleférico seria entregue, mas sem o uso da população. Contudo, o prefeito Paulo Garcia adiou a entrega do equipamento até que todas as medidas de segurança fossem tomadas. (Com informações da Prefeitura de Goiânia)

Comentários do Facebook