UNIFAN comanda a realização do 1º VER-SUS em Aparecida de Goiânia

Com a direção do coordenador do curso de Enfermagem, da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), professor David Antônio Costa Barros, o município de Aparecida de Goiânia realizou durante o mês de fevereiro o 1º VER-SUS – Estágio de Vivência no Sistema Único de Saúde.

Através dele acadêmicos e professores da área de saúde e profissionais de todas as áreas que com interesse de conhecer o funcionamento do SUS, fazer avaliação e sugestões para a melhoria do mesmo têm essa oportunidade. A Unifan se preparou para comandar a realização do evento em Aparecida, vendo nele a oportunidade de oferecer aos acadêmicos dos cursos da área da saúde melhores condições de enfrentar o dia a dia das profissões e de auxiliar na busca de eficiência para o atendimento a saúde através do SUS.

O trabalho

Os participantes do 1º Estágio de Vivência no Sistema Único de Saúde, de Aparecida de Goiânia visitaram todas as unidades do SUS no município. Em cada uma delas foram feitas amplas pesquisas, análise da estrutura e da forma de atendimento. As equipes visitantes anotavam todas as observações vistas e as informações colhidas. Uma vez por semana os grupos se reuniam na Unifan para debater a situação vista, levantando os méritos e as falhas de cada uma das unidades. As informações colhidas foram confrontadas com estudos de material didático, pesquisas e artigos científicos sobre os diversos temas.

As conclusões avaliadas dentro das propostas de funcionalidade do Sistema Único de Saúde e das políticas públicas defendidas pelo Ministério da Saúde e dessa avaliação nasceram os relatórios que foram enviados ao Ministério da Saúde.

Para o diretor geral da Unifan, professor Alcides Ribeiro Filho ao comandar a realização do VER-SUS no município de Aparecida, a instituição cumpriu mais uma vez o papel de vanguarda social do qual não abre mão.

Comentários do Facebook