O Centro Universitário Alfredo Nasser está com inscrições abertas para o vestibular agendado do curso de Estética e Cosmética.
Este curso de graduação, do tipo tecnólogo, possui uma matriz curricular que aborda diversos aspectos da prática desta função, como: conhecimentos de anatomia e primeiros socorros; técnicas e procedimentos, com aulas teóricas e práticas que tratam de protocolos inovadores na área de Estética; estratégias de Empreendedorismo, Marketing e gestão de empresas da área.
“Como farmacêutica vejo que, além de uma perspectiva favorável no mercado de trabalho, o curso traz conhecimento técnico científico para o profissional atuar em várias de áreas de tratamento estético, juntamente com outros profissionais da saúde. É uma nova perspectiva na área da saúde, visando a beleza, o bem estar e a saúde da comunidade”, ressalta a coordenadora do curso de Farmácia da Unifan, professora dra. Angelma Genaro.
As profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética foi regulamentada pela Lei nº 13.643, de 3 de abril de 2018.
Campo de atuação
O campo de atuação é promissor e diversificado, afinal de contas, o Brasil ocupa o lugar de 3º maior mercado de beleza do mundo e o país ostenta o 2º lugar no ranking mundial em número de cirurgias plásticas realizadas.
Os constantes avanços da tecnologia na área de beleza ampliam os tipos de tratamento e, consequentemente, impulsionam o aquecimento deste mercado.
Estética e Cosmética: Diferenças
A Cosmetologia é uma área da ciência farmacêutica que estuda ativos e formulação de cosméticos.
Ou seja, produtos de skincare, fotoprotetores, máscaras capilares, loções de massagem etc.
O desenvolvimento dessas e outras mercadorias têm a mão de especialistas.
Já o profissional de Estética é responsável por procedimentos de saúde e beleza corporal, facial e capilar.
No curso de Estética e Cosmética, o aprendizado sobre Cosmetologia está mais voltado para o uso dos cosméticos, e não para o desenvolvimento.
Sendo assim, o profissional precisa interpretar formulação, identificar ativos e saber utilizá-los conforme as necessidades de cada cliente.
É por isso que, apesar das diferenças, são segmentos que andam de mãos dadas.
Cirurgias plásticas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em 2018, foram feitas mais de 1,7 milhões de cirurgias plásticas no país.
Desse total, cerca de 60% corresponde a intervenções estéticas, incluindo a lipoaspiração.
O esteticista entra nesse contexto no pré e pós-cirúrgico com drenagens linfáticas para acelerar a cicatrização, reduzir edemas e as dores.
Além disso, somente o tecnológo em Estética é que pode ser responsável técnico de centros de estética, ensinar cursos na área, fazer auditoria e prestar consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos.
O profissional ainda pode trabalhar com maquiagem, design de sobrancelhas, visagismo, imagem pessoal, treinamentos, consultorias, assessoria sobre cosméticos e pesquisas.
Inscrições
As inscrições para o curso de Estética e Cosmética poderão ser feitas presencialmente na Central de Atendimento ao Aluno (fones: 3094 9740, 3094 97 42 e 3094 9744), ou pelo site da Unifan.
São oferecidas 40 vagas para cada um dos turnos, matutino e noturno.
No ato da inscrição o candidato define a data e horário da preferência para realizar a prova.
Os aprovados que comprovarem necessidade poderão requerer as Mensalidades Solidárias em Caráter de Bolsas Parciais.
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post