O Dia D de Mobilização da vacina contra o Sarampo terá 35 unidades de prontidão em todas as regiões de Aparecida neste sábado (15).
A ação faz parte da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o esforço já teve início no último dia 10 e seguirá até dia 13 de março, juntamente com todas as cidades do país.
Nesta 1ª etapa estão sendo vacinadas pessoas de 5 a 19 anos.
A SMS informou ainda que a campanha incluirá faixas etárias diferenciadas, em virtude da situação epidemiológica do sarampo no país e da diferença de incidência de casos entre elas.
As demais faixas etárias que não fazem parte do público-alvo seguirão sendo atendidas em rotina normal nas unidades, por se tratar de uma vacina inclusa no calendário de vacinação de rotina de crianças e adultos.
“A campanha tem como objetivo interromper a transmissão do vírus do sarampo e também reduzir as internações e os óbitos em todo o país”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Vânia Camargo.
Confira os pontos de vacinação no Dia D (15/02/2020)
- Das 8h às 17h
- Cais Nova Era, Centro de Saúde Papillon Park, Centro de Atendimento Ambulatorial, Cais Colina Azul, UBS Retiro do Bosque, UBS Caraíbas, UBS Santa Luzia, UBS Bandeirantes, UBS Bairro Independência, UBS Buriti Sereno, UBS Delfiore, UBS Mansões Paraíso, UBS Garavelo Park, UBS Andrade Reis, UBS Independência Mansões, UBS Jardim Riviera, UBS Campos Eliseos, UBS Pontal Sul II, UBS Cândido de Queiroz, UBS Jardim Paraíso, UBS Alto Paraíso, UBS Jardim dos Ipês, UBS Madre Germana, UBS Jardim Bela Vista, UBS Jardim Olímpico, UBS Parque Trindade, UBS São Pedro, UBS Jardim dos Buritis, UBS Jardim Tiradentes, UBS Rosa dos Ventos, UBS Veiga Jardim, UBS Santo André (POSTO VOLANTE) e UBS Expansul (POSTO VOLANTE).
- Das 8h às 14h
- UBS Cruzeiro do Sul (POSTO VOLANTE), Aparecida em Ação – Escola Adelino Ariane, Vila Maria (POSTO VOLANTE).
Sarampo
O Sarampo é uma doença viral aguda, extremamente contagiosa, similar a uma infecção do trato respiratório superior.
Trata-se de uma doença grave, principalmente em crianças menores de 5 anos, desnutridos e imunodeprimidos.
Segundo a coordenadora da Imunização do município, Renata Cordeiro, “a única solução é vacinar”.
“Durante todo o ano de 2019 o município esteve na iminência de um surto do sarampo, devido ao fato de várias grandes cidades terem vivido uma situação de epidemia. Em 2020 ainda temos alguns casos na Europa e também no Brasil”, alertou.
Casamento Comunitário de Aparecida tem inscrições abertas
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post