A ainda secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) Valéria Pettersen tem mostrado força política e competência administrativa para articular sua permanência na pasta.
A substituição de Pettersen foi acertada após movimentação do Republicanos, por meio do deputado Jefferson Rodrigues, que indicou a nomeação de Fabiano Bissoto para a pasta.
Tentando se manter no cargo, a secretária, que também é vereadora licenciada pelo MDB, conseguiu se movimentar e mostrar que a mudança na pasta pode não ser viável.
Fortalecimento
A prefeitura de Aparecida de Goiânia ainda não bateu o martelo para a mudança, o que contribuiu com um fator de sorte para Valéria.
Por conta do atraso na nomeação, o prefeito Vilmar Mariano teve mais tempo para estudar as movimentações do Republicanos estadual, enquanto a secretária trabalhou seu fortalecimento.
O núcleo duro de Vilmar Mariano não ficou satisfeito com a resposta do presidente estadual do Republicanos, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e, ao que tudo indica, pode recuar da decisão.
Liderança em Aparecida
Hoje, Valéria Pettersen é destaque como um dos nomes mais influentes da política do município.
Entre mulheres, na avaliação da FZ, está disparada na frente como principal articuladora.
Ao que tudo indica, Valéria pode garantir a permanência na pasta, por 2 motivos principais.
O primeiro deles é a própria expertise na área.
Pettersen é da cidade, é vereadora e tem experiência de gestão, enquanto um novo secretário precisaria entrar no ritmo da pasta.
Ao mesmo tempo, a aliança de Vilmar com a secretária é muito mais segura do que com o Republicanos, hoje motivo de dúvidas entre aliados de Vilmar, que veem com cautela a relação do partido com o deputado Professor Alcides, que deve disputar a Prefeitura em 2024.
Resultado positivo
Mesmo que a decisão final seja pela saída de Pettersen, o processo já mostra que ela sai fortalecida, fazendo frente à força de um deputado federal e líder partidário.
Se ela ficar, o sinal é de ainda mais impacto, com uma força gigante na capacidade de articular e montar estratégias políticas no município.
Discussão sobre isso post