Com a chegada de um novo cachorro na casa, muito provavelmente nos primeiros dias enfrentaremos muito xixi no lugar errado.
Devemos compreender que o filhote está chegando a um ambiente novo e ainda não aprendeu o local correto de fazer suas necessidades.
Por esta razão, devemos ensinar o pequeno onde é este local.
1 Local
Primeiro, vamos otimizar o ambiente para que os acertos sejam facilitados.
Defina o lugar onde será o “banheirinho” dele e evite mudá-lo, pois o filhote pode se confundir e isso atrapalhará o treino.
Apenas relembrando que a caminha e os potes de água e comida devem ser colocados afastados deste local, pois os cães não gostam e evitam fazer suas necessidades onde comem ou dormem.
Caso estejam perto, o filhotinho escolherá outro lugar para se aliviar.
Os “banheirinhos” devem ter tamanho um adequado para que o filhote tenha espaço para se aliviar, então, procure garantir que este seja suficiente para que o cão se sinta confortável.
A escolha da superfície é também um fator que deve ser levado em consideração. Os cães têm preferência por superfícies absorventes para fazer o xixi.
Por esta razão, no local definido como banheiro, disponibilize jornal, tapete higiênico ou ainda a grama sintética para estimular o amigo.
2 Umidade
Alguns cães não gostam e se incomodam mais que outros em pisar em superfícies molhadas e esta pode ser a razão do seu filhotinho acertar os 1º xixi do dia e errar os demais.
Procure sempre manter o banheirinho limpo.
Com o banheirinho pronto, é hora de ensinarmos o filhote o local correto para se aliviar.
Os cães costumam fazer as necessidades quando acordam, depois que comem e após as brincadeiras. Fique atento a estes eventos e antecipe o xixi.
3 Acompanhe
Percebendo que o cão está procurando um lugar para se aliviar, leve-o até o local correto.
Faça companhia a ele, tomando cuidado para não pressioná-lo, deixando-o à vontade, até que ele se alivie.
Recompense-o com elogios e carinho, reforçando este comportamento.
Com o treino, o cão aprenderá que este é o local correto.
4 Nada de broncas
Durante o treinamento, erros podem acontecer. Nesta situação, dar broncas não é interessante e pode atrapalhar a evolução do treino.
Quando se deparar com o xixi errado, ignore-o, pois o cão pode associar a bronca com o fato de se aliviar, passando a fazer as suas necessidades apenas na sua ausência, o que dificultará o treino.
5 Limpeza
A limpeza do xixi errado deve ser feita da maneira correta. Existem produtos específicos para eliminar totalmente o odor da urina e das fezes.
Este cuidado é importantíssimo, já que o olfato dos cães é bastante sensível e o resquício do odor, não percebido por nós humanos, é um atrativo para cão se aliviar naquele local.
Evite realizar a limpeza na frente do filhote, pois o cão pode entender que urinando naquele local consegue a sua atenção.
Ao ver você “recolher o xixi”, o animal também poderá entender o ato como uma disputa de recursos.
O treino requer paciência e persistência. Erros podem acontecer, porém, estes devem ser ignorados e os acertos valorizados.
Bons treinos!
Calor pra cachorro! Confira as MELHORES DICAS para refrescar seu pet
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post