“Como todo negro, eu convivi com o preconceito em vários momentos da minha vida. Mas nunca me abati. Sigo firme e hoje tenho muito orgulho de ser o 1º prefeito negro de Goiânia”, afirmou Rogério Cruz.
A declaração faz referência à representatividade na política às vésperas do Dia da Consciência Negra, que será comemorado neste sábado (20).
Com passagem pela África durante sua experiência como executivo de uma empresa de comunicação, Rogério também celebra a cultura daquele continente com um retrato de Nelson Mandela instalado em seu gabinete no Paço Municipal.
A obra é assinada pelo artista goiano Selvo Afonso.
Segundo o prefeito, sua presença no cargo confere a ele a responsabilidade de construir uma gestão que olhe para quem historicamente foi relegado à margem da sociedade.
“Novas lideranças que foram vítimas de preconceito por raça, cor ou religião começam a surgir. E o interessante é que elas têm um olhar mais sensível e atento a questões como esta, justamente por já terem sido discriminadas”, comenta.
Executivo e Legislativo
Assim como na Prefeitura de Goiânia, a Câmara Municipal de Vereadores também é comandada por um presidente negro, o vereador Romário Policarpo.
“Sabemos que a exclusão afeta em maior proporção a população negra. O prefeito Rogério Cruz e eu ainda somos exceção em funções de liderança política, mas, sem dúvida, estamos avançando”, afirma Policarpo.
Discussão sobre isso post