Vacinação em Aparecida de Goiânia | Foto: Divulgação/Secom
Vacinação em Aparecida de Goiânia | Foto: Divulgação/Secom

O município de Aparecida de Goiânia tem 5 protocolos de intenção assinados para compra de vacinas contra a covid-19.

A informação foi revelada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB) durante live nas redes sociais na última 3ª feira (9).

Desses 4 protocolos, 1 foi assinado com uma empresa e outros 3 foram assinados com laboratórios.

O 5º protocolo faz parte de um plano da Frente Nacional dos Prefeitos para aquisição de imunizantes.

Recursos

“Já tem recurso disponibilizado. Independente se nós seremos ressarcidos pelo Governo Federal”, adiantou Gustavo.

Para o prefeito, o plano é resgatar o valor gasto com os imunizantes com a posterior economia em tratamento.

“O governador tem razão: a política de vacinação é do Governo Federal. Mas eu entendo que, se eu fizer esse investimento, vou economizar com o tratamento das pessoas e testagem”, afirmou.

O prefeito ainda disse que já prevê cortes de gastos em obras para viabilizar a compra das vacinas, “mas é importante para podermos voltar à nossa vida normal”.

Compra de vacinas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta 4ª feira (10), um projeto de lei (PL) que autoriza Estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.

O texto também permite que estados, Distrito Federal e municípios assumam a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos provocados pelos imunizantes, desde que estes tenham obtido registro Anvisa.

Segundo o projeto, agora transformado em lei, os governos locais podem contratar um seguro privado para cobrir os eventuais riscos das condições impostas por fornecedores em contrato.

Essa é uma exigência feita por alguns laboratórios, como Pfizer/BioNTech e Janssen, cujas vacinas ainda não chegaram ao Brasil.

Dentre essas condições, estão a ausência de responsabilização ao laboratório em caso de atraso na entrega ou de eventuais efeitos colaterais do imunizante.

Mãe e filhos de Gustavo Mendanha estão com covid-19


Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook