Goiás permanece em 1º lugar no ranking de transparência do combate à covid-19 da Open Knowledge Brasil, posição que ocupa desde 21 de maio.
Ao lado de Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Rondônia, o Estado tem 100 pontos na avaliação da organização.
Essa nota, de acordo com os responsáveis pela análise dos dados, confere a Goiás uma classificação na categoria “ótimo” em relação à transparência das medidas tomadas durante a pandemia.
“A transparência sempre foi uma das marcas de nossa gestão. E a nota máxima mostra nosso comprometimento”, comemorou o governador Ronaldo Caiado nas redes sociais.
Confira Goiás no ranking de transparência:
Portal da Transparência
De acordo com a administração, o Portal da Transparência do Governo de Goiás e o CoronaTransp, geridos pela Controladoria-Geral do Estado, são responsáveis por esse resultado.
No CoronaTransp estão detalhadas as informações sobre aquisições de bens e serviços e sobre os casos da doença no Estado.
Nos painéis relativos às compras, estão disponíveis dados abertos sobre a quantidade de itens, empresa vencedora, valor e órgão que fez a aquisição, além de um campo de busca com detalhes do objeto, descrição do item, órgão e nome do credor.
É possível tabular e demonstrar os ganhadores das licitações e os valores investidos na aquisição dos produtos ou serviços.
Todos os dados são extraídos do sistema de compras governamentais, o ComprasNet.
Sobre o Índice da Open Knowledge Brasil (OKBR)
O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos Estados brasileiros em seus portais oficiais.
Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).
Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.
Caiado quer que cada segmento assuma responsabilidade na reabertura
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post