O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou na tarde desta sexta-feira, 18, ofício no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), no qual solicita a intervenção do órgão na situação degradante aos quais são submetidos os animais do Circo Zanchettini que está se apresentando em Goiânia.
De acordo com Mauro Rubem, o ofício protocolado visa “proibir e coibir ações de maus tratos impostas a esses animais” e apresenta em anexo laudo técnico, no qual há sinais visíveis da violência e das condições humilhantes impostas aos animais.
O parlamentar se utiliza do exemplo do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul – que, após denúncias de maus tratos contra animais exóticos em circo, fez a apreensão dos animais e os transferiu para local adequado – para sugerir que as mesmas medidas sejam aplicadas com o caso goianiense. Mauro Rubem sugere ainda que os animais sejam transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ou para o Zoológico de Goiânia. O petista acredita que estes ambientes “poderão oferecer condições favoráveis à sobrevivência dos mesmos”.
O ofício em questão foi encaminhado à procuradoria-geral do Ministério Público goiano, Benedito Torres, e para a 15ª Promotoria – Meio Ambiente da mesma instituição, em nome do promotor de justiça Marcelo Fernandes.
Discussão sobre isso post