Modelo de lockdown em Aparecida é o caminho a seguir

Ao contrário da tendência nacional, a matriz de risco elaborada pelo Ministério da Saúde e adotada pelo Comitê Municipal deu ao empresário aparecidense a possibilidade de se planejar. Entenda como funciona o escalonamento em Aparecida

Blog do Coelho

Como manter o seu negócio funcionando sem saber nem mesmo se você terá permissão para abrir as portas no mês que vem?

Esse tem sido o drama dos comerciantes goianos. Pelos menos daqueles que ainda não pediram falência nessa crise da covid-19.

Sem planejamento, na marra, no “abre e fecha”, não tem quem sobreviva.

Em Aparecida de Goiânia, ao contrário dessa tendência nacional, a matriz de risco adotada pelo Comitê Gestor do Coronavírus deu ao empresário a possibilidade de se planejar.

A estratégia foi traçada de maneira colegiada, com participação do Ministério Público (MP-GO), Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, OAB e associações de feirantes, comerciantes e industriais.

Modelo de lockdown em Aparecida tem etapas, de acordo com o risco da pandemia | Foto: Rodrigo Estrela
Foto: Rodrigo Estrela

Apesar de ainda se tratar de uma situação difícil (é preciso lembrar que vivemos uma das maiores crises de saúde da história da humanidade), a previsibilidade das medidas de isolamento é um ponto positivo.

No início de junho, quando a matriz de risco gradativa foi apresentada, já estava tudo definido: se a ocupação dos leitos e a taxa de contaminação atingirem o “nível x”, teremos “y” dias de fechamento do comércio em geral.

E todos esses dados estão disponíveis on-line, no Painel Aparecida Covid-19, plataforma desenvolvida pelas secretarias municipais da Fazenda e da Saúde (SMS) e atualizada diariamente com informações sobre o cenário da pandemia.

Painel da Covid-19 da Prefeitura de Aparecida de Goiânia | Foto: Reprodução
Painel da Covid-19 da Prefeitura de Aparecida de Goiânia | Foto: Reprodução

Testes, dados e planejamento são o melhor remédio para essa doença terrível.

À deriva, sem saber como será o dia de amanhã, fica difícil manter a roda girando. E Aparecida, com a torcida e colaboração de todos, certamente chegará à reta final vitoriosa.

BLOG: Tatá deu 1 passo atrás para depois dar outros 2 à frente


Quer receber notícias da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.

É só seguir a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook