No registro oficial do partido, Roberto Naves é o presidente do Republicanos em Goiás.
A realidade, porém, é outra.
Na percepção do meio político – e na análise da Folha Z – apesar de presidente e também prefeito de Anápolis, Naves se sujeita a ficar na sombra do verdadeiro mandatário do partido: Sandro Mabel.
Grupos internos do Republicanos sabem que Roberto não tem a última voz de decisão, não tem o poder partidário nas mãos.
Núcleos encabeçados por lideranças como Hildo do Candango, Rafael Gouveia, Sabrina Garcez, Jefferson Rodrigues e até o próprio Rogério Cruz sabem que o comando do partido em Goiás está nas mãos de Mabel.
Republicanos em Aparecida
Prova disso é o que aconteceu na movimentação do Republicanos em Aparecida de Goiânia.
O presidente da Federação Goiana de Indústria e Comércio (Fieg) assumiu o comando do Republicanos em manobra que alterou a direção da sigla pela 2ª vez em apenas 10 dias.
Sandro Mabel destituiu comitiva com o ex-presidente do PV e ex-secretário de comunicação Ronaldo Coelho e foi nomeado novo diretor.
Com Mabel no comando e a indicação do procurador-geral de Aparecida, Fábio Camargo, a presidência reafirma compromisso de alinhamento com o prefeito Vilmar Mariano, indo na contramão do discurso que Roberto Naves vinha adotando.
O posicionamento em Aparecida, inclusive, precisou aguardar o presidente da Fieg retornar de viagem da Europa.
Até o retorno – apesar do partido ter registrado comissão provisória com indicados de Professor Alcides –, ninguém cravou posicionamento oficial sobre um caminho no município, nem mesmo Naves.
Bom relacionamento de Mabel
O que se nota que é Mabel é o verdadeiro mandatário do Republicanos em Goiás.
As decisões mais importantes do partido precisam passar pela apreciação dele.
Empresário respeitado, chegou a ser sondado para ser candidato a prefeito, tanto em Aparecida como em Goiânia.
Ultimamente, Mabel não se expõe muito politicamente, mas, silenciosamente, é excelente articulador.
Ele tem livre trânsito no Congresso Nacional, em Brasília, e é amigo pessoal de Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.
A amizade começou a se fortalecer após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Na gestão de Michel Temer, Marcos Pereira foi indicado Ministro da Indústria e Comércio Exterior e Serviços, já contando com forte apoio e articulação de Sandro Mabel para a nomeação.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
Mande uma mensagem para o WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.