O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) já recebeu 61 denúncias de irregularidades cometidas por campanhas em Aparecida de Goiânia.

Os relatos são enviados livremente por qualquer cidadão, desde que ele se identifique, por meio do aplicativo Pardal.

Em consulta às estatísticas do sistema nesta 5ª feira (29), é possível identificar que a maioria das denúncias são relativas a propaganda eleitoral irregular.

Há também reclamações de crimes eleitorais e propaganda na internet.

Números

Em todo o Estado, já foram contabilizadas 1.268 denúncias.

Confira os números nas 10 cidades com mais reclamações:

GOIÂNIA 205
ANÁPOLIS 111
APARECIDA DE GOIÂNIA 61
LUZIÂNIA 36
ITUMBIARA 28
MORRINHOS 28
SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO 27
EDÉIA 26
JUSSARA 26
MUNDO NOVO 26
Aplicativo Pardal permite denunciar irregularidades em campanhas | Foto: Divulgação
Aplicativo Pardal permite denunciar irregularidades em campanhas | Foto: Divulgação

Pardal

O Pardal é um Sistema de Recebimento de Notícias de Infrações Eleitorais (denúncias), que possibilita ao cidadão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público, irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais em seus municípios, fortalecendo os princípios da participação popular, transparência e lisura do pleito.

Para exemplificar a funcionalidade da ferramenta, imaginemos um cidadão que avistou um outdoor de candidato (sendo a propaganda por meio de outdoors proibida pela legislação eleitoral), ele poderá tirar uma foto da peça e enviar com rapidez, por meio do Pardal.

A evidência da irregularidade será encaminhada para o cartório eleitoral do município no qual aconteceu o ilícito e tanto o juiz quanto o Ministério Público examinarão a denúncia feita.

Nas notícias de infrações eleitorais a serem encaminhadas por meio do aplicativo Pardal deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que a encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios.

Relativamente aos dados pessoais informados, destaca-se que estes podem se manter em privacidade, basta que o denunciante solicite o sigilo da identidade em campo específico no aplicativo. Também será possível acompanhar o andamento da denúncia.

LEIA MAIS 👉 SMS proíbe ‘caminhadas’ e fixa regras para carreatas políticas em Aparecida


Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida? NOSSO NÚMERO MUDOU!

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

Basta clicar aqui para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular!

Comentários do Facebook