Campeonato de Skate movimenta Aparecida de Goiânia

O skate, tem crescente visibilidade, por ser a nova modalidade de esporte para as olimpíadas de 2020 / Foto: Rodrigo Estrela
O skate tem crescente visibilidade, por ser a nova modalidade de esporte para as olimpíadas de 2020 / Foto: Rodrigo Estrela

O domingo, 19, em Aparecida de Goiânia foi dedicado ao esporte e conscientização de preservação do meio ambiente. A cidade foi palco da 1ª etapa do Ecotrick, evento que combina cultura, esporte e consciência ambiental. Cerca de 500 skatistas amadores realizaram, durante todo o dia, manobras radicais na pista de skate do setor Garavelo.

Segundo os organizadores do evento, que teve parceria da Prefeitura de Aparecida, o objetivo principal é fomentar o esporte com responsabilidade social e necessidade de cuidados com o meio ambiente. “Queríamos mesclar o ambiente com o esporte, promovendo a ação esportiva integrada à consciência ambiental com a temática da melhor destinação dos resíduos sólidos. Dentro do tema arrecadamos materiais recicláveis para destinar a uma cooperativa”, destacou Antônio Afonso Bolognani, um dos organizadores do Ecotrick.

A consciência ambiental, foi o diferencial do evento, que distribuiu mudas para participantes / Foto: Rodrigo Estrela
A consciência ambiental foi o diferencial do evento, que distribuiu mudas para participantes / Foto: Rodrigo Estrela

O Ecotrick, de acordo com Afonso não é um campeonato propriamente dito, mas um espaço onde o atleta tem 30 minutos para executar sua melhor manobra em cima do skate – a besttrick. As provas são divididas em quatro categorias: atleta mirim, feminino, amador masculino 1e 2. “Premiamos a melhor apresentação, ou seja, manobra em obstáculo, no tempo de meia hora”, disse Antônio Afonso.

Além do esporte, o evento contou com ações da prefeitura como cortes de cabelo para a comunidade, oficinas de reciclagem de materiais descartáveis, apresentações artísticas e também a entrega de mudas de árvores nativas do cerrado.

LEIA MAIS: Mesmo jogando mal, Atlético-GO leva a melhor no clássico

O prefeito Gustavo Mendanha compareceu no evento e salientou que o esporte é um dos meios para transformar a realidade de uma pessoa e que Aparecida tem espaço para todas as tribos. “É por meio do esporte e da educação que proporcionamos um novo futuro para as crianças e jovens de Aparecida”, sublinhou o prefeito.

ECOTRICK

Esta foi a primeira etapa do Ecotrick em Aparecida. A expectativa dos organizadores é realizar uma atividade por mês, em cada região da cidade, para fomentar o esporte e a conscientização ambiental. “Ano passado rodamos algumas cidades do Estado fazendo ações, como esta e agora focaremos em Aparecida, mas vamos abranger outras cidades no intervalo entre uma atividade e outra no município, para que todos tenham consciência de que o esporte está intimamente ligado ao meio ambiente”, destacou o organizador do evento, Antônio Afonso.

Prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, ao lado dos organizadores do evento e do secretário municipal de esportes, Gerfeson Aragão. / Foto: Rodrigo Estrela
Prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, ao lado dos organizadores do evento e do secretário municipal de esportes, Gerfeson Aragão. / Foto: Rodrigo Estrela

O organizador ressalta ainda que esses eventos são importantes para a descoberta de novos talentos no skate, que passou a integrar a lista de esportes olímpicos. “O skate, como esporte olímpico terá agora maior visibilidade. Quanto mais talentos descobrirmos, melhor para a categoria, pois irá incentivar os atletas a se especializarem ainda mais. O projeto Ecotrick é mais um meio para disseminar o esporte e vamos deixar um legado aqui, que é a pista reformada”, finalizou Antônio Afonso.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

 

 

Comentários do Facebook