Para especialistas, a atividade física é o melhor remédio para qualquer problema de saúde. Mas existem dicas preciosas na hora de se exercitar
Com o desenvolvimento das ciências, da tecnologia e da medicina, a expectativa de vida da população mundial cresceu muito nos últimos tempos. O brasileiro, por exemplo, tem tudo para viver até os 74 anos, diferente dos 58 que atingia o cidadão médio na década de 1970. Mas, para chegar bem na melhor idade, existe uma dica muito simples, unânime entre os especialistas: faça exercícios físicos.
Segundo o professor universitário de Educação Física Denis Diniz, a atividade física é indicada para pessoas de toda e qualquer idade. Mas o professor adverte: “como em qualquer faixa etária, é imprescindível que a pessoa faça avaliação médica antes de tudo; só essa avaliação pode determinar as dificuldades e as possibilidades de exercício para cada um”.
Tipos de exercício
Professor Denis destaca que não existem equipamentos específicos para idosos nas academias, mas os exercícios devem ser idealizados levando em conta as restrições médicas. Mas as atividades mais indicadas para os mais velhos são aquelas desenvolvidas em ambiente aquático: a famosa hidroginástica.
A “hidro”, como também é conhecida, tem a vantagem de estimular a musculatura sem desgastar as articulações. Para o professor, os benefícios da hidroginástica são inúmeros, entre eles a melhora cardíaca, da circulação, do equilíbrio e a recuperação muscular e óssea. Sem contar com a eliminação do risco de quedas, muito comum e nocivo entre idosos.
Cuidados
Como já mencionado, somente uma avaliação médica pode determinar os melhores hábitos de exercícios. Mas também existem dicas universais, que todos devem seguir. “A alimentação precisa de cuidado especial e deve ser balanceada e controlada, mas a hidratação é ainda mais essencial para quem se exercita”, ressaltou o professor.
Qualquer horário do dia pode ser usado para os exercícios (evitando o contato direto com o sol). E qualquer idade da vida pode ser a hora certa para começar a cuidar da saúde. Então, consulte um médico e comece agora mesmo a natação, caminhada, hidroginástica ou musculação. Seu corpo agradece!
Discussão sobre isso post