Surge novo índice no comércio varejista goianiense para orientar o empresário. Trata-se de um indicador que traça a expectativa do empresário diante das datas comemorativas, com relação à venda, estoque, contratação de pessoal e faturamento. Com este cenário diagnosticado o setor tem reais condições de se preparar para enfrentar a possibilidade do aquecimento das vendas.
A pesquisa que aponta tal índice surge de uma parceria efetivada entre o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas) e o Centro de Pesquisas Econômicas e Mercadológicas da Faculdade Alfa. Idealizada pelo presidente do Sindilojas, José Carlos Palma Ribeiro, a pesquisa revela ainda questões sobre a atuação da entidade, porte e segmento das empresas.
Cerca de dois meses antes das datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, entre outras, a pesquisa é realizada pela Alfa e logo em seguida divulgada pelo site do Sindilojas, com antecedência necessária para orientar os empresários quanto à postura que adotará com relação a vendas, estoque e contratação de pessoal. “Com certeza os acertos serão maiores e o desperdício menor”, explica José Carlos.
No próximo mês, o Sindilojas acionará uma pesquisa direcionada ao Dia dos Namorados, data esperada com certa ansiedade pelo comércio varejista devido ao esperado e previsto aquecimento das vendas. “Conhecendo a tendência o empresário tem condições de se organizar melhor”, diz José Carlos.
Discussão sobre isso post