Cristaline-se (verbo transitivo reflexivo) é um termo que descreve a experiência única e transformadora oferecida pela cidade de Cristalina com um novo destino turístico.
Refere-se especificamente à sensação de reenergização e equilíbrio mental e espiritual experimentada pelos visitantes ao explorarem o maior manancial de cristais lemurianos do planeta.
Esse destino turístico foi lançado oficialmente nesta terça-feira, (11/07), no auditório do Sebrae Goiás, em Goiânia, com a presença do diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, do presidente do Conselho de Turismo, Eduardo Fernandes e da secretária de Turismo, Luciana Passos da Silva Carvalho.
O evento contou com a participação ainda de toda equipe do Sebrae Goiás que trabalhou oito meses em um projeto inovador que está baseado na experiência do turista e na história e na cultura do cristal lemuriano.
Com uma população de 62.249 habitantes, segundo o censo de 2022, Cristalina, distante 130 quilômetros de Brasília e 180 quilômetros da capital goiana, é conhecida por abrigar uma das maiores reservas de cristais lemurianos do mundo, um raro mineral também encontrado na África do Sul, Índia e Malásia.
O roteiro turístico, que faz parte dos trabalhos realizados pelo Programa Turismo 4.0 do Sebrae, foi embasado na qualidade, na legalidade, no conforto e no encantamento de todos os ambientes que foram trabalhados nessa parceria.
Os 20 empreendimentos envolvidos estão com tudo pronto para ser oferecido aos visitantes: linguagem mercadológica, material publicitário, vantagens competitivas, regras de comercialização, envolvendo natureza, força dos cristais e das águas, gastronomia autoral, cachaça especial e joias artesanais.
Todos esses processos poderão ser vivenciados presencialmente: garimpo artesanal de cristais, manejo dos veios, trilhas em áreas preservadas, mergulho em águas energizantes e límpidas, oração ou meditação alcançando o equilíbrio, visitas ao Memorial do Garimpo, conhecer a história dos garimpeiros e o amor pela energia dos lemurianos, produção de peças decorativas e joias.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a importância do projeto para os pequenos negócios na região, que representam 90% das empresas cadastradas no município.
“Essa marca que está se consolidando agora foi bem trabalhada durante meses por nossa equipe e parceiros, e nossa expectativa é a de que todos os pequenos negócios sejam beneficiados. Isso significa, acima de tudo, geração de emprego e renda para toda a cadeia produtiva”, afirmou.
Antônio Carlos lembrou ainda que os atores principais dessa iniciativa são os empresários que fazem a diferença e são responsáveis por esse processo importante que torna a “Cristaline-se” uma marca sólida e que proporciona um turismo de experiência que vai ser muito reconhecido dentro e fora do país.
LEIA TAMBÉM:
Sebrae Goiás lança meta de alcançar 2 milhões de atendimentos a empresários
Discussão sobre isso post