A 37ª edição do Mutirão de Aparecida, no setor Expansul, irá oferecer castração gratuita para 80 cães e gatos a partir desta 6ª feira (25).
A edição teve início na última 2ª feira (21) e vai castrar 40 animais na 6ª e outros 40 no sábado, mediante cadastro prévio.
Qual animal poderá ser castrado?
Além de fazer o cadastro para ter uma senha de acesso ao serviço, o cidadão interessado em castrar seu animal também precisa observar algumas regras.
Podem ser castrados durante o Mutirão:
- cães e gatos entre 5 meses e 5 anos de idade que não têm raça definida;
- àqueles que não estiverem em tratamento de saúde;
- bichos de estimação que não foram vacinados nos últimos 15 dias;
- animais que não tiverem teste positivo de doença do carrapato ou outra enfermidade.
Ainda de acordo com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, os animais que forem realizar a cirurgia de castração precisarão chegar ao local em jejum de, no mínimo, 6 horas.
A gestão também recomenda que os cães sejam levados em guias e, em casos de animais de porte grande e/ou agressivos, focinheira.
A organização pede ainda cuidado especial com os gatos, que devem ser transportados em caixas de transporte.
No local do atendimento, uma equipe de médicos veterinários fará a avaliação dos animais e realizará os exames, a pesagem e a coleta de sangue.
O atendimento será feito dentro de um ônibus, equipado com todos os materiais necessários para a realização dos procedimentos.
O veículo conta, por exemplo, com mesas de cirurgia adequadas e aparelhos de anestesia inalatória para os animais.
Quem pode participar?
Os moradores poderão usufruir deste serviço na 6ª feira (25), das 8h às 15h, e no sábado (26), das 8h às 13h na Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo, na avenida Circular, Setor Expansul.
Os tutores devem possuir inscrição no CAD Único e apresentar documentos pessoais e de residência no momento do atendimento.
Os interessados na castração deverão comparecer ao local nesta 5ª feira (24), das 14h às 17h, para pegar a senha antecipadamente.
O serviço é custeado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia (Semma), por meio da contratação da ONG Instituto Caravana Au Móvel (Icam).
LEIA TAMBÉM:
Discussão sobre isso post