O governador Ronaldo Caiado, principal cabo eleitoral de Sandro Mabel em Goiânia, tem apostado todas as suas fichas nas eleições municipais da capital.
Além de buscar garantir um aliado no comando da maior cidade do Estado, Caiado quer quebrar uma marca histórica: eleger um prefeito apoiado pelo governo após 32 anos.
Outro objetivo é derrotar o grupo de Jair Bolsonaro.
Principal líder da direita
Mesmo inelegível, Bolsonaro continua sendo a principal liderança da direita conservadora no Brasil e será uma peça chave nas eleições presidenciais de 2026.
Caiado está ciente de que vencer o ex-presidente em seu reduto eleitoral é essencial para fortalecer sua candidatura à presidência.
Por outro lado, Bolsonaro também não tem facilitado o caminho para o governador.
O ex-presidente tem participado ativamente da campanha de Fred Rodrigues e retornará à capital no próximo domingo (27) para reforçar sua presença no 2º turno.
O embate entre Caiado e Bolsonaro em Goiânia é decisivo.
Ronaldo e o impulso para a presidência
Para Caiado, uma vitória consolidaria sua força política no Estado e daria impulso ao seu projeto presidencial.
Para Bolsonaro, eleger Fred Rodrigues significaria não apenas enfraquecer Caiado, mas também fortalecer o PL local, que já conta com representantes bolsonaristas no Congresso Nacional, como o senador Wilder Morais e o deputado federal Gustavo Gayer.
Na Câmara de Goiânia, o PL fez o vereador mais votado, Major Vitor Hugo.
A disputa na capital goiana tornou-se um confronto direto entre os 2 líderes, com implicações que vão além das fronteiras de Goiás, impactando o cenário político nacional.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post