O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), usou seu discurso de lançamento de pré-campanha à presidência da República para mirar indiretamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Ao nacionalizar seu discurso, Caiado afirmou que em Goiás não há reintegração de posse porque “não há invasão”, numa crítica direta às ocupações organizadas pelo MST, especialmente durante o chamado “Abril Vermelho”, mês tradicional de mobilização do movimento em todo o país.
“Lá em Goiás não tem ‘Abril Vermelho’. Não tem reintegração de posse, porque não tem invasão. O abril é verde e amarelo, e ninguém se atreve a invadir propriedade rural em Goiás”, declarou o governador, em tom firme.
Discurso estratégico de Caiado
A fala foi feita enquanto Caiado comentava o que classificou como fragilidade da Justiça e da Polícia da Bahia em cumprir ordens de reintegração de posse no estado.
Para ele, o avanço do MST é um sintoma da insegurança no campo e da falta de autoridade do poder público em regiões governadas por adversários políticos.
Segurança plena e crítica à Bahia
Caiado ainda exaltou o que chamou de “segurança plena” em Goiás, afirmando que o estado serve de exemplo para o restante do país:
“O cidadão não vai ser assaltado, não vai ser humilhado. É a dona de casa podendo passear com o filho na praça. É o que eu faço em Goiás.”
A escolha de Salvador para o lançamento da pré-campanha não foi por acaso.
A Bahia, governada atualmente pelo PT, concentra 6 das 10 cidades mais violentas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Além disso, o estado tem tradição no embate entre movimentos de esquerda e defensores da propriedade privada.
ACM Neto
Tanto Caiado quanto ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador e aliado político, têm usado esses dados como argumento para defender o modelo de segurança pública adotado em Goiás — e para criticar a atuação de movimentos como o MST em outras regiões do país.
O evento de pré-lançamento da campanha ocorreu nesta 6ª feira (4).

Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post