Uma vulnerabilidade na montagem do HB20, um dos veículos mais populares da Hyundai no Brasil, tem facilitado a vida dos criminosos.
Segundo relatos espalhados pela internet, é fácil encontrar pessoas reclamando de terem tido os estepes dos seus carros furtados.
“Foi tão caro que eu tive que acionar a franquia do seguro para resolver o problema”
Além disso, ainda tem o prejuízo de R$ 6 mil.
A jornalista Marcéli Faleiro contou ao Folha Z que seu estepe foi furtado em 2017, no Setor Cidade Jardim, em Goiânia.
De acordo com ela, a maior surpresa foi a quantidade de problemas elétricos que ela encontrou no carro depois. Sem falar da infelicidade de ser mais uma vítima da criminalidade na Capital.
Na oficina, o orçamento do conserto ficou próximo dos R$ 6 mil.
Curiosamente, outra mulher estava na oficina naquele momento porque tinha passado pela mesma situação.
Com um valor tão alto, Marcéli, que comprou o HB20 em 2014, precisou acionar a franquia do seu seguro para resolver o problema.
Furto de estepe
Veja como atuam os ladrões de estepe no vídeo abaixo, registrado na Zona Sul de São Paulo em setembro de 2017.
Segundo o dono do veículo, o criminoso rodeou o carro por pelo menos 25 minutos antes de usar um algum dispositivo para arrombar a fechadura.
“Passado mais algum tempo, ele abriu a porta, o alarme disparou. Mas em menos de 30 segundos ele desligou o alarme e saiu andando normalmente. Para só depois realmente levar o estepe como mostra neste vídeo”, escreveu.
Chicote do HB20
Mas o que aconteceu com Marcéli não é raro.
Tudo se deve à facilidade que existe no acesso à fiação do carro.
Danificando um componente chamado de chicote, é possível desabilitar o alarme do carro. E, de tabela, causar danos no airbag, seta dianteira do lado direito, buzina e bomba d’água do limpador de para-brisas.
Aliás, a essa conta é preciso adicionar as despesas com o próprio estepe, chave de roda e do miolo da fechadura da porta do motorista.
Sem contar qualquer objeto de valor que poderia ter sido levado durante o arrombamento.
LEIA MAIS: Os 5 carros mais roubados em Goiânia
Hyundai HB20
Segundo Marcéli, a concessionária informou que o problema é conhecido e que novos modelos já viriam modificados para proteger melhor o chicote.
No entanto, o relato do Serviço de Atendimento ao Cliente da montadora coreana Hyundai foi diferente: a atendente relatou que não há previsão de modificação na montagem do HB20, mas que levariam em conta “o feedback dos clientes para melhorar o produto”.
Evitar que o estepe do HB20 seja furtado
Uma das dicas de especialistas em autoelétrica é em relação ao alarme do HB20.
Para evitar que o barulho chame a atenção de transeuntes e atrapalhe o furto, muitos criminosos já aprenderam a desativar o fusível referente ao alarme do carro.
Dessa maneira, uma das recomendações é justamente dificultar o acesso do ladrão à gaveta do fusível do alarme do HB20.
Então veja as instruções detalhadas no vídeo abaixo:
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post