A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia divulgou nesta 6ª feira (23) os 3 principais fatores que determinarão a continuidade da suspensão do escalonamento regional na cidade: índices elevados de ocupação de leitos de UTI, variações na média móvel de casos e avanço na velocidade de transmissão do novo coronavírus.
Apesar de já ter mais de 45% da população adulta local imunizada com pelo menos uma dose de vacina e mais de 17% com a imunização completa, a SMS decidiu emitir o alerta de que os riscos persistem, e, caso seja necessário, o escalonamento pode ser retomado.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, somente a manutenção das medidas de prevenção pode conter essa possibilidade.
“Desde o início da pandemia, no primeiro trimestre de 2020, adotamos um monitoramento permanente do cenário em Aparecida com critérios científicos para determinar as medidas a serem adotadas e as restrições e flexibilizações. Não descuidamos disso um dia sequer e se surgirem indícios de agravamento do cenário estamos prontos e organizados para retomarmos o escalonamento ou quaisquer outras iniciativas para proteger a população”, pontuou.
Os principais critérios a serem observados para uma retomada do escalonamento, segundo a SMS, são, dentre outros: taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 70% por três dias consecutivos; média móvel de casos ativos subindo mais do que 15% e taxa de ocupação de leitos de UTI (COVID) acima de 80%.
Para evitar o retorno das medidas mais duras, o secretário ressalta que a população precisa continuar usando máscara, lavar as mãos com água e sabão constantemente quando possível ou usar álcool em gel.
“Além disso, precisamos que todos se vacinem contra a covid-19. Hoje Aparecida está vacinando a faixa etária acima de 32 anos com a 1ª dose. Estamos tendo um bom avanço, mas para a pandemia ser controlada precisamos atingir 100% da população adulta vacinada. Então, se chegou a sua vez de tomar a primeira dose ou de completar o esquema vacinal com a segunda dose, não perca tempo e procure os postos de vacinação”, convocou.
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post