A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou Projeto de Lei (PL) que proíbe a utilização de produtos de plástico em estabelecimentos comerciais.
A propositura é do vereador Helvecino Moura (PT) e foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária dessa 5ª feira (12).
Caso seja sancionado pelo prefeito Gustavo Mendanha, fica proibido o fornecimento de sacolas, copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis aos clientes de hotéis, restaurantes, bares e padarias, entre outros estabelecimentos comerciais.
Outras opções ao plástico
Em substituição ao plástico, a proposta sugere que sejam fornecidos outros produtos com a mesma função em materiais biodegradáveis, compostáveis e/ou reutilizáveis.
O objetivo é incentivar a reciclagem e impulsionar a transição para uma economia circular.
O projeto ainda impõe punições, que vão de uma simples advertência, em um 1º momento, até multas que variam de R$ 1 mil a R$ 4 mil.
Aparecida vai multar quem jogar lixo na rua
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post