O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, conforme informado por seu núcleo mais próximo, trabalha com a intenção de integrar a chapa majoritária em 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Seu foco é ocupar o cargo de vice-governador na chapa de Daniel Vilela, mas, caso isso não se concretize, ele considera a possibilidade de disputar uma vaga no Senado.
Mendanha deputado federal
A candidatura a deputado federal não é prioridade para o grupo de Mendanha, embora não seja descartada.
Aliados de Gustavo acreditam que ele precisa conquistar posto de destaque no governo de Ronaldo Caiado, que lhe proporcione condições para um trabalho político mais sólido.
A expectativa é que ele ocupe cargo de relevância, como uma secretaria, e percorra o estado, algo que teria mais impacto e respeito das autoridades políticas municipais do que se estivesse apenas como ex-prefeito.
Desde 2024, há expectativa de que Mendanha assuma uma secretaria no governo de Caiado.
No entanto, até agora, a nomeação ainda não ocorreu.
No Palácio das Esmeraldas, fala-se que a decisão está sendo analisada e logo será definida por Ronaldo Caiado.
Daniel Vilela

A escolha de Mendanha para um cargo no governo também depende de Daniel Vilela, por 2 motivos.
O 1º é que Daniel é o principal líder do MDB em Goiás e o sucessor natural de Caiado nas próximas eleições para governador.
Mendanha, que é filiado ao MDB, precisaria de seu apoio.
O 2º motivo é o fortalecimento do próprio projeto político de Daniel, que sabe da força que Mendanha ainda exerce na região metropolitana.
Enquanto o governo de Caiado ainda estuda qual secretaria oferecer a Mendanha, outros ex-prefeitos aguardam espaço na gestão.
Carlão da Fox e Adib Elias

Carlão da Fox, ex-prefeito de Goianira, e Adib Elias, ex-prefeito de Catalão, esperam oportunidades para assumir cargos.
Fox cotado para Ceasa. Adib para a Seinfra.
Entre os aliados de Mendanha, há preocupação com a demora na indicação do ex-prefeito para um cargo, já que essa movimentação era aguardada desde as eleições municipais de 2024.
Caso ele não receba uma secretaria de nível estadual, o temor é de que isso represente estagnação política para Mendanha.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post