A Defesa Civil de Aparecida de Goiânia investiga a suspeita de que parte considerável da água que abastece a região central da cidade tenha sido contaminada por dejetos do abate clandestino de cavalos na Serra das Areias.
Segundo o superintendente da Defesa Civil da cidade, Juliano Cardoso, o líquido resultante da decomposição dos órgãos e do sangue desses animais acabou escoando para o Ribeirão Lajes.
O curso de água é responsável por abastecer cerca de 15% da população aparecidense.
Além da água, o solo, a vegetação local e o lençol freático da região onde os cavalos eram abatidos também podem ter sido contaminados.
Agora, uma análise será feita para determinar o grau da contaminação.
A Defesa Civil de Aparecida de Goiânia investiga a suspeita de que parte considerável da água que abastece a região central da cidade tenha sido contaminada por dejetos do abate clandestino de cavalos na Serra das Areias. pic.twitter.com/Jxa0iGaNiW
— Folha Z (@FolhaZ) December 10, 2020
Contaminação
Outra preocupação da Defesa Civil é com relação à a população da zona rural da região.
Caso seja confirmada a contaminação, moradores de sítios ou chácaras próximas que utilizam a água para criação de gado ou plantio podem ser prejudicados.
A Defesa Civil disse que vai confeccionar um relatório de situação de caracterização do local, apontando os riscos à saúde pública e ao meio ambiente, para que as providências cabíveis sejam tomadas.
LEIA MAIS ➡️ Carne de cavalo pode ter sido vendida como hambúrguer para pit dogs
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post