Campanha de Vacinação contra Influenza começa na segunda-feira

Terá início nesta segunda-feira, 4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2015. A meta da campanha é vacinar no mínimo 80% dos grupos prioritários, o que corresponde a aproximadamente 284 mil pessoas.

O Dia D da Vacinação está marcado para o dia 6 de maio, mas já a partir de amanhã a população que faz parte dos grupos prioritários já pode se dirigir às unidades para ter acesso à vacina.

Grupo prioritário

Os grupos prioritários para vacinação são crianças entre seis meses e cinco anos; gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias); trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos de idade; população privada de liberdade e funcionários prisionais; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como asma, doença renal, câncer, cirrose e síndrome de Down.

Influenza

A Influenza é uma doença causada por vírus cujos principais sintomas são febre alta, dores de cabeça e no corpo, dor de garganta e fraqueza. Também conhecida como gripe, não costuma durar mais de cinco dias. No entanto, nos chamados grupos de risco, pode evoluir para um quadro mais grave, por exemplo, de pneumonia. Estima-se que o vírus cause mais de 250 mil mortes anualmente em todo o mundo. A maioria é de idosos.

A transmissão se dá pelas vias respiratórias, quando o vírus se espalha no ar após o portador da doença espirrar ou tossir, por exemplo. Além da imunização, cuidados de higiene, principalmente lavar as mãos, também reduzem o risco de contrair a gripe.

Comentários do Facebook