Cidades cancelam fogos de artifício em respeito aos animais

Fogos de artifício assustam cães, que têm audição sensível (Foto: Reprodução)
Fogos de artifício assustam cães, que têm audição sensível (Foto: Reprodução)

Seu cachorro sofre com os fogos de artifício na virada do ano? Preocupadas com o sofrimento dos animais, as cidades de Castilho e Penápolis, no noroeste de São Paulo, cancelaram a tradicional queima de fogos no réveillon.

“As duas coisas pesaram, mas a parte econômica pesou muito mais. Cães e gatos sofrem muito e têm a audição afetada. Eles se assustam com o barulho (dos fogos) e ficam loucos, procurando um lugar para se esconder”, disse o assessor de Imprensa da prefeitura de Castilho, Marco Apolinário.

Por causa do cancelamento, Castilho vai economizar em torno de R$ 12 mil. A cidade, de 20 mil habitantes, tem mais de seis mil cachorros e quase 2,8 mil gatos.

LEIA MAIS: Esse vídeo vai te emocionar. Dono se despede de cão com câncer

Inspirada pela iniciativa, a cidade de Penápolis também não soltou fogos na passagem do ano. Em nota, a prefeitura afirmou que o cancelamento é em “respeito aos animais” e que “o barulho dos fogos de artifício causa grande dor aos animais e prejudica sua audição”.

Os prefeitos das duas cidades são do PSDB e estão preocupados com a queda na arrecadação. Os administradores querem priorizar outras áreas, como a Saúde.

Itália

A cidade italiana de Collecchio pensou uma solução diferente para o problema. Lá, só são permitidos o uso de fogos de artifício silenciosos. A decisão foi tomada pela prefeitura da cidade, que já havia realizado um evento teste em setembro deste ano.

Desse jeito, parece que até seu cãozinho vai querer participar da festa! Veja no vídeo:

Comentários do Facebook