Coluna de Quadrinhos – O Mundo de Edena fecha sua saga em grande estilo

O quinto volume da série encerra a saga de Stel e Atana
O quinto volume da série encerra a saga de Stel e Atana

O ano está acabando e assim como 2014, a saga dos viajantes espaciais Atana e Stel, de O Mundo de Edena, também chega a seu clímax no quinto volume da série: O Mundo de Edena 5: Sra. Esse fantástico lançamento da Editora Nemo narra a sequência da busca de Stel por sua amada Atana, em uma aventura épica que mistura magia e delírio em um universo onírico que só o genial Moebius saberia tecer.

História

Stel e Atana foram separados por uma sina cruel e, numa ironia do destino, é exatamente seu pior inimigo, a Paterna, que procura reunir o casal para poder destruí-los definitivamente. Contudo, a força do desejo de se encontrar com sua amada impulsiona Stel a passar por todos os obstáculos, como uma longa travessia pelo deserto, até atingir os limites de um vilarejo “olofeno”, que significa reservado aos homens desligados. Atrás dele, seguem três hipototens.

No vilarejo, Stel conhece Papisa, que ele desconfia ser Atana. Por estar exausto da viagem, dorme e entra em um sonho que pode ser mortal. Nele, o viajante revive sua chegada a Edena e o começo de sua jornada. Enquanto isso, a Paterna coloca em prática uma armadilha para conseguir vencer os seus inimigos. O leitor é levado a um labirinto cheio de surpresas, como é comum nas obras de Moebius. E o final da história, em vez de trazer respostas prontas e fáceis, nos apresenta mais enigmas e possibilidades.

O álbum O Mundo de Edena 5: Sra segue fantástico, brilhante, onírico, como os volumes anteriores. Com um enredo envolvente, prende a atenção do leitor do começo ao fim, despertando a curiosidade para saber qual será o desfecho da epopeia de Stel. Com desenhos belíssimos e um acabamento gráfico de primeira, essa penúltima edição da série comprova a singularidade de um dos maiores nomes das HQs e artes visuais de nosso tempo.

Moebius

Jean Giraud (Moebius) nasceu em Nogent-sur-Marne, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de quadrinhos aos 18 anos, publicando sua primeira história, “Frank et Jeremie”, para a revista Far West. Tornou-se mais conhecido ao desenhar a série de faroeste Blueberry, publicada pela revista Pilote. Em 1963, Jean Giraud dá vida a seu pseudônimo Moebius na revista Hara Kiri, onde publica diversas histórias. Em 1974, ajuda a criar a revista de fantasia e ficção científica Mètal Hurlant, com as primeiras histórias de Arzach. Como Moebius, o artista francês também colaborou em diversos filmes de ficção científica, como Alien (1979), Tron (1982) e O Quinto Elemento (1997). Faleceu em 10 de março de 2012, em Paris. A Editora Nemo já publicou do autor a fantástica Coleção Moebius, com as HQs que o consagraram, além da belíssima série O Mundo de Edena.

Dica

stelO Mundo de Edena 4: Stel

2013

Nemo

Moebius

O quarto volume da saga de O Mundo de Edena mostra-se em alguns momentos terrível e opressor. Talvez expressando uma vontade do autor de falar sobre o desejo por poder e a loucura que ele traz… Mas, em uma trama cheia de surpresas, como sempre acontece nas HQs de Moebius, o leitor encontrará reviravoltas até o último momento.

Comentários do Facebook