Começa a II etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) se inicia nesta segunda-feira, 1. A meta é vacinar 80% da população-alvo (adolescentes entre 11 e 13 anos de idade). Este número representa 22.934 meninas no município. O objetivo da imunização é prevenir e reduzir a incidência de câncer do colo do útero. A abertura da campanha será na Escola Municipal Lourenço Ferreira Campos.

A coordenadora de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Grécia Pessoni, explica que as meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 anos deverão receber a segunda dose. Já as que vão iniciar a vacinação agora devem estar na faixa dos 11 aos 13 anos (que vai até os 13 anos, 11 meses e 29 dias).

Na primeira etapa 24.659 meninas foram vacinadas no período de três meses. A cobertura foi de 86% da população-alvo. Graças ao êxito da campanha, a vacinação também será realizada em escolas públicas e privadas. A previsão inicial era de que fosse feita apenas em unidades de saúde. Nesta etapa, é fundamental que as adolescentes sejam imunizadas para garantir sua proteção até o recebimento da 3ª dose, que será ministrada em cinco anos.

Pais

As adolescentes que forem às Unidades Básicas de Saúde para tomar a primeira dose não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais. Nas escolas, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente, a diretora explica que se deve encaminhar à instituição de ensino o Termo de Recusa de Vacinação contra HPV.

O vírus

Grécia Pessoni explica que o HPV apresenta mais de 150 genótipos diferentes. 12 deles são considerados oncogênicos, ou seja, que podem causar câncer, de acordo com a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC). Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero. O vírus do HPV é contraído principalmente por via sexual.

II etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV

Onde: Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos (Rua GB 11, n.º 60, Jardim Guanabara II, em frente ao 10º Distrito Policial)

Informações: (62) 3524-1510 ou 3524-1511

Comentários do Facebook