Num cenário de elevado crescimento e destaque da cultura brasileira, inclusive internacionalmente, Daniel Figueiredo, empresário e produtor musical criou a UP-RIGHTS, sob a iniciativa de atuar no mercado das artes e da cultura, com o objetivo central de potencializar o ganho dos artistas com direitos autorais.
A empresa tornou-se a solução para compositores, intérpretes, atores, diretores e artistas em geral, de modo que eles possam se dedicar com tranquilidade ao seu ofício: a arte.
O criador e sua criação
A frase bem conhecida e falada por muitos “na natureza, nada se cria, tudo se copia” dá margem ao que vem acontecendo atualmente. Em geral, não há um real entendimento da importância de respeitar o criador e sua criação, seja ela uma música, um texto, um quadro ou uma escultura.
Infelizmente, com a era digital a propagação e a cópia não autorizadas das obras artísticas tornaram-se uma prática comum, comprometendo seu valor cultural.
Com sua experiência de mais de 20 anos no mercado cultural, o sócio e idealizador da empresa, Daniel Figueiredo conhece bem os caminhos quando o tema é direito autoral.
Objetivos da UP-RIGHTS
A UP-RIGHTS tem o objetivo de orientar e prestar serviços a compositores e intérpretes que enfrentaram problemas por toda vida com o assunto. Muitos deles chegam a UP-RIGHTS já desacreditados na existência desses direitos, e a função da empresa tem sido demonstrar que com um trabalho correto e minucioso, pode-se alcançar uma remuneração justa pelo uso das suas obras e fonogramas.
Parceria com as associações
A UP-RIGHTS trabalha em parceria com as associações nacionais que compõem o ECAD (ABRAMUS, UBC, ASSIM, SOCINPRO, entre outras) e com as Associações internacionais, tais como SGAE, GDA, ASCAP e BMI entre tantas outras ao redor do mundo.
Por meio de contatos estreitos com gravadoras, editoras e distribuidoras de conteúdo digital, a empresa tem o objetivo de manter toda a organização necessária para o correto pagamento de seus artistas.
Sobre Daniel Figueiredo
Produtor musical e empresário, Daniel já trabalhou com grandes nomes como Beth Carvalho, Cidade Negra, Edu Lobo, Falamansa, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Caetano Veloso.
Em 2004 recebeu um dos maiores prêmios da música, o Grammy Latino. Em 2012, Daniel recebeu o troféu Grammy Latino pela participação técnica no CD ‘Nosso samba tá na Rua’, de Beth Carvalho, como melhor disco de samba.
Autor de várias aberturas e temas de programas nas principais emissoras de TV e em filmes que foram recordes de bilheteria. Assina a produção musical de várias novelas e seriados da Rede Record, entre elas, “Os Mutantes” “Vidas Opostas” e “A lei e o Crime”.
Discussão sobre isso post