JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Rodrigo Jogo Limpo

Baixaria

Deputado José Nelto (PMDB)
José Nelto (PMDB)

O primeiro debate entre os deputados José Nelto (PMDB) e Santana Gomes (PSL) foi um aperitivo do que ainda está por vir na Assembleia Legislativa. Bastou a citação pelo peemedebista dos nomes de Carlinhos Cachoeira e Maurício Sampaio em referência ao Detran para Santana subir o tom. “O senhor tem rabo preso”, disparou. Logo a turma do “deixa disso” entrou no circuito. Rabo preso é uma expressão que causa pavor na maioria dos parlamentares.

Quem avisa

O presidente da Agetop Jayme Rincón (PSDB) tem controlado mais a língua quando os ataques são dirigidos ao prefeito Paulo Garcia (PT) e ao ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), este último seu provável adversário em 2016. O que Rincón definitivamente não controla é a confusão da sua agenda entre as atividades administrativas e pré-eleitorais. Relato de um empresário na última quarta-feira: “As reuniões geralmente terminam com discurso inflamado. E isso é péssimo com tantos celulares no recinto”.

Sem trégua

Avenida T-63
Avenida T-63

Toda vez que se discute grandes intervenções no trânsito de Goiânia surge o impasse de sempre: o alto custo das desapropriações. Muitos projetos deixam de ser executados em função da queda de braço entre proprietários e poder público. Um exemplo clássico é a avenida T-63, inaugurada em 1992 pelo então prefeito Nion Albernaz, com direito a show da dupla Leandro & Leonardo na praça da Nova Suíça. Até hoje, 23 anos depois, o confronto segue inabalável na esfera judicial.

Único caminho

A constantes revoltas com o preço da tarifa e a falta de qualidade do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia conseguem a proeza de reunir no mesmo saco políticos tão distintos e frágeis diante das empresas privadas. Pedro Wilson, Marconi Perillo e Iris Rezende até tentaram se impor, mas desistiram. Nion Albernaz, Darci Accorsi, Maguito Vilela e Alcides Rodrigues sequer ousaram se manifestar. Mudança pra melhor, desta forma, somente a partir das manifestações das ruas.

Meia volta

Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder da bancada evangélica na Câmara
Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder da bancada evangélica na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está sendo obrigado a recuar após anúncio do pacote de bondades aos parlamentares. Ele exagerou na dose ao tornar público, de uma só vez, aumento na verba de gabinete, passagem aérea para cônjuge e construção de novo anexo (com shopping) para melhor acomodar os deputados. “Mesmo experiente, o Eduardo (Cunha) não mediu a reação da opinião pública”, criticou um parlamentar da base governista.

Exemplo do sul

Enquanto a polícia carioca bate cabeça para evitar novos confrontos entre torcedores de Flamengo e Botafogo, clássico que ocorre no Engenhão, o clima em Porto Alegre é o oposto. O Gre-Nal do domingo vai contar com espaço reservado para confraternização entre as duas torcidas. Gremistas e colorados poderão assistir juntos a partida, uma lição de respeito e convivência mútua. A ideia tem tudo para ser copiada em outros Estados. O futebol e as pessoas de bem agradecem.

Comentários do Facebook