Você pode cursar Medicina ou Direito na UEG já no ano que vem

Campus da UEG em Aparecida de Goiânia receberá novo curso de Direito | Foto: Mariana Sousa
Campus da UEG em Aparecida de Goiânia receberá novo curso de Direito | Foto: Mariana Sousa

Foi aprovada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em junho, a criação já no ano que vem dos cursos de Medicina e Direito no Estado. As novas graduações estarão presentes em sete cidades.

Segundo o reitor da universidade, Haroldo Reimer, os cursos terão turmas já no primeiro semestre de 2018. Porém, como a implantação está em andamento, o processo seletivo para desses cursos será realizado separado do tradicional vestibular de fim de ano (2018/1).

Entre as medidas necessárias para a efetivação dos novos cursos, o professor Haroldo enumerou a elaboração de projetos pedagógicos, que devem também ser aprovados pelo Conselho Superior Universitário (CSU); a organização de acervos bibliográficos necessários e realização de concurso para contratação de professores, além da solicitação de aumento da vinculação orçamentária da Universidade de 2% para 3% sobre a arrecadação estadual, com o intuito de criar as condições financeiras favoráveis para o funcionamento dos novos cursos.

Campus da UEG em Itumbiara receberá novo curso de Medicina | Foto: Governo de Goiás
Campus da UEG em Itumbiara receberá novo curso de Medicina | Foto: Governo de Goiás

Histórico

Os cursos recém-aprovados, segundo o reitor, são demandas antigas. No caso do Direito, o professor Haroldo lembrou que há projetos protocolados desde 2008. Já no caso de Medicina, discussões e articulações entre UEG, governo de Goiás e prefeitura de Itumbiara remontam a 2015. Em abril deste ano, veio o primeiro anúncio oficial, confirmado agora, pelo CSU.

Pesam favoravelmente na decisão o fato de o câmpus UEG Itumbiara contar com graduações em Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Convênios com a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura vão garantir profissionais para compor o corpo técnico e docente, além do acesso dos estudantes à rede de saúde municipal e estadual, que será o campo clínico para as aulas práticas. Com a abertura do curso, a UEG passa a ser a segunda instituição no Estado a ofertar Medicina de forma pública e gratuita.

LEIA MAIS: OAB Goiás quer impedir criação de novo curso de Direito da UEG

A decisão tomada nesta quarta-feira pela UEG é o passo aguardado pela Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) para dar início à abertura do processo seletivo com 25 vagas ao curso de Direito e 14 ao de Medicina. A aprovação do concurso foi anunciada no dia 6 deste mês, pelo secretário Joaquim Mesquita, como resposta pleito do reitor.

Cursos e cidades

Medicina (2018/1): Itumbiara

Direito (2018/1): Palmeiras de Goiás; Morrinhos; Pires do Rio; Aparecida de Goiânia.

Direito (2018/2): Iporá; Uruaçu.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook