O bairro Jardim América é o setor mais populoso da cidade e um dos que possui os maiores índices de violência da capital. A região é monitorada pela 9ª Companhia Independe de Polícia Militar (9ª CIPM) que tem base no Jardim Europa, mas isso tem deixado os moradores do Jardim América desconfortados, pois, segundo eles, a base da PM deveria ser no próprio bairro de cobertura.
A comunidade local deseja que a 9ª CIPM, que não é responsável pela segurança do Jardim Europa, seja transferida para o Jardim América e há tempos cobra essa transferência. Para a população, a base deveria ficar mais próxima da comunidade. Além do Jardim América, a base também cobre os setores Bueno, Nova Suíça, Serrinha, Coimbra, Conjunto Oásis e Vila Divino Pai Eterno.
Base afastada
“Apesar de a 9ª CIPM fazer um trabalho excelente com a sede distante, se a comunidade ficar mais próxima da base faz com que a população se sinta mais
protegida. E não faz sentido que ela fique em um bairro que não faz parte da abrangência da base. Além disso, com a base instalada dentro do Jardim América criminosos ficam muito mais intimidados do que com a base tão afastada”, acredita o auditor fiscal da Receita Federal, Humberto Matsuda, morador do Nova Suíça, bairro vizinho ao Jardim América.
Impasse
O comandante da 9ª CIPM, major Antônio Bonfim, informou que há um estudo sobre a possibilidade de alugar uma casa no Jardim América para abrigar provisoriamente a base da companhia. “Até o final do ano, acredito que a base provisória já vai estar instalada. Já temos algumas opções de local e depois de escolhermos o mais adequado é só acertar os detalhes do aluguel com o estado e o locador”, explica.
De acordo com o major, mesmo no período de funcionamento da base provisória a companhia irá dar andamento à construção da base definitiva. A Praça C-164, localizada ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim América, de acordo com Bonfim, é o provável local onde será instalada a base definitiva.
“A 9ª CIPM precisa de um bom local, não pode ser qualquer lugar. Assim que tivermos esse local, iremos acionar os governantes para que seja construída a base da PM no Jardim América. Nós não nos esquecemos desse pedido da população e, no mais tardar, até o final de 2014 a comunidade estará mais próxima da companhia”, afirma o major.
Discussão sobre isso post