O que Neymar e Erik têm em comum? – Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

neymar e erikUm joga no todo poderoso Barcelona, supercampeão. O outro atua no acanhado Goiás, clube de muitas conquistas regionais e pouca expressão nacional. A comparação entre as carreiras dos atacantes Neymar e Erik pode parecer esdrúxula no momento, entretanto tem grande significado se avançarmos nas peculiaridades do futebol.

Neymar foi revelado muito cedo no Santos e já se transformou em realidade no futebol mundial. Mas, apesar dos títulos, fortuna e namoradas famosas, carrega um ponto de interrogação grandioso nas costas. Até que ponto compreende o aspecto coletivo do esporte que pratica? Em qual momento a sinceridade, não apenas um produto de marketing, fala mais alto em seu coração?

Futebol em segundo plano

Erik também é menino para os padrões do futebol e logo de cara foi escolhido revelação do Campeonato Brasileiro de 2014. Muitas propostas, ostentação nas redes sociais (igual ao ídolo Neymar), aumento salarial e as mulheres por perto. O futebol acabou em segundo plano, juntamente com a humildade e o espírito coletivo. Não por acaso a torcida passou a vaiá-lo e lhe deu o conhecido apelido de mercenário.

Neymar é espelho para Erik e milhões de garotos pelo mundo. Erik é espelho para milhares de crianças em Goiás e no Brasil. E ambos não têm a menor noção do que isso representa. Estão mais preocupados com marcas de relógio, óculos, cueca, tatuagens, corte de cabelo, duplas sertanejas e melhor ângulo das fotos para o Instagram. Ajoelham, choram, utilizam fita na cabeça agradecendo Jesus Cristo e sequer compreendem as mensagens do Pai Nosso e da Ave Maria que tanto gritam nos vestiários e gramados.

Não se trata aqui de crucificar Neymar e Erik. Apenas constatar o quanto a indústria do marketing contamina quem estiver pelo caminho. Não interessa como e de que forma, o importante é vender e ditar modismos para uma geração disposta a copiar tudo que lhe oferecem. Os seus filhos e netos estão atentos a tudo que acontece. Cabe a você a árdua tarefa de ensiná-los que a magia do futebol cobra um alto preço do seleto grupo de atletas que alcança o sucesso na carreira.

Comentários do Facebook