Vereadores aprovam construção de base da PM no Jardim América

Com votação unânime, base de operações da 9ª Companhia será instalada em área do Colégio Estadual Jardim América
Com votação unânime, base de operações da 9ª Companhia será instalada em área do Colégio Estadual Jardim América

 

Por Marco Faleiro

No último dia 12 de março, foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia projeto que possibilita a construção da base de operações da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM) em área do Colégio Estadual Jardim América (CEJA). Os vereadores presentes na votação aprovaram por unanimidade a doação do terreno para o Estado, destinando-o para a Segurança Pública.

Denício

“Foi uma vitória dos moradores do Jardim América”, afirmou o vereador e ex-secretário de habitação Denício Trindade (PMDB), autor do projeto. “A presença da base de operações na região vai facilitar a atuação da polícia e trazer mais segurança para todos os moradores”, disse Denício, que tem forte ligação com o bairro e seus residentes.

“Esse projeto, amplamente aprovado, é de extremo interesse para o setor”, disse o vereador Thiago Albernaz (PSDB). Depois de passar pelo plenário da Câmara, falta apenas a sanção do prefeito Paulo Garcia, que deve ocorrer sem mais delongas.

Major Cardoso

Para o comandante da 9ª Companhia, major Cardoso, a aprovação foi o primeiro grande passo rumo à finalização da obra. “A localização é ideal, entre as avenidas T-63 e T-9, e a proximidade com a população vai tornar o trabalho da PM mais eficiente”, disse o major.

Cardoso também falou sobre a verba para a construção da base da PM, que será mobilizada apenas depois que todos os documentos e burocracias estiverem resolvidos, inclusive a assinatura do prefeito. “Já fizemos todo o planejamento e estudo na área e o valor final deve ficar em R$ 250 mil”, revelou.

Segundo o major, parte dos custos será coberta pelo programa estadual Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias (PDDQD). O projeto presta assistência financeira, em caráter suplementar, às Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica e ao Corpo de Bombeiros. Através do programa, o governo estadual disponibilizaria R$ 150 mil para a 9ª CIPM.

Coronel Sílvio

O comandante geral da Polícia Militar (PM) do Estado de Goiás, coronel Sílvio Benedito Alves, destacou que “hoje, é uma vergonha o lugar onde funciona a companhia e é um sonho da PM que a 9ª tenha sede própria”.

Para o comandante, o Jardim América é estratégico, pois fica no centro da área da 9ª. Além disso, é também um dos bairros que mais causa problemas, devido à sua extensão e ao alto poder aquisitivo dos comerciantes e moradores da região. “É um bairro muito visado pelos criminosos”, salientou o coronel.

Comentários do Facebook