Ponte ligando Jardim América à Vila dos Alpes será iniciada ainda este ano

Ponte ligando Jardim América à Vila dos Alpes será iniciada ainda este ano

Obra da ponte ligando os setores já dura mais de 20 anos e não tem data para a conclusão
Obra da ponte ligando os setores já dura mais de 20 anos e não tem data para a conclusão

Por Marco Faleiro

Há mais de 20 anos, moradores da Vila União e Alpes, Parque Anhanguera e Jardins América e Planalto esperam pela conclusão das obras do Eixo T-8. O projeto, que tem como objetivo desafogar vias como T-7 e T-9 através da ponte que ligará a Vila dos Alpes ao Jardim América, está paralisado desde 2011. Segundo o prefeito Paulo Garcia, ainda será necessária uma nova licitação para dar prosseguimento aos trabalhos no local.

A obra foi paralisada após a divulgação da Operação Monte Carlo, que denunciou o envolvimento de vários políticos e empresários (de Goiás e outros Estados) com o bicheiro Carlos Cachoeira. Em sequência das investigações, o Paço suspendeu o contrato com a Construtora Delta, empreiteira que executava a construação da ponte e estava envolvida no escândalo.

Construtora Delta

Depois do destrato (quebra do contrato) com a Delta, o prazo para a execução da obra  havia vencido e, inclusive, a verba não estava mais disponível. Porém, Paulo Garcia garante que agora existem recursos federais alocados para esse fim, paralisados apenas enquanto um novo contrato com uma empresa diferente ainda não é firmado.

“Eu fui o primeiro prefeito do Brasil a denunciar todos os contratos, uma vez que havia questionamento do relacionamento dessa empresa
[Construtora Delta] com os poderes públicos”, disse o prefeito. Ele destacou ainda que, o mais cedo possível, sera iniciada a execução das pistas marginais, da preservação do leito do córrego e de duas pontes interligando os setores Jardim América e Vila Alpes. Auxiliar afirma que estas obras serão iniciadas ainda este ano.

Entulho

No entanto, até o momento, o que mais se vê ao longo do percurso da Marginal é o abandono. Quem passa pela Avenida C-107, entre as ruas C-120 e C-190, no Jardim América, observa muito acúmulo de entulho e degradação da paisagem. Neste trecho, deveria existir uma ponte sobre o Córrego Cascavel, ligando o Jardim América à Vila Alpes.

A via só segue de forma realmente marginal ao córrego no percurso entre a Avenida Castelo Branco, em Campinas, e a Avenida T-2, no Setor Sol Nascente. Ainda assim, a “marginal” não  atende à prerrogativa de desafogar o trânsito tão complicado desses bairros.

Opinião

Alguns temas são recorrentes nas edições deste jornal, como já devem ter percebido  os leitores mais atentos. Entre eles, está a construção do Eixo T-8. O Folha Z acredita que a conclusão dessa obra é de extrema importância para os moradores da região. Além da melhora na fluidez do trânsito, haveria o consequente aquecimento do comércio e da economia do Jardim América, Vila União e regiões próximas.

Calcado em princípios editoriais e no firme posicionamento a favor dos seus leitores, o jornal seguirá acompanhando esse imbróglio, que já se tornou um dos mais antigos da história da capital.

Comentários do Facebook