Mãe do cantor Wesley Safadão, Maria Valmira Silva de Oliveira, mais conhecida como Dona Bill, foi diplomada vice-prefeita da cidade de Aracoiaba, interior do Ceará, nesta segunda-feira (19). A diplomação finalmente ocorreu depois que a chapa entrou com recurso contra cassação determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Dona Bill e o prefeito eleito Antônio Cláudio (PSDB) haviam sido cassados em primeiro grau durante a campanha após denúncias de abuso de poder econômico e político. A mão de Safadão teria anunciado como sua ação pessoal a compra de ambulâncias com dinheiro da prefeitura.
LEIA MAIS: Adolescentes confessam crime de racismo contra filha de Bruno Gagliasso
A decisão recebeu efeito suspensivo após Antônio e a mãe de Safadão recorrerem, mas acabou reiterada pelo procurador eleitoral Marcelo Mesquito, que manteve o entendimento da sentença e pediu ao TRE que cassasse a candidatura da chapa. Porém, com recurso, houve a diplomação dos candidatos eleitos.
Julgamento
A posse do prefeito e da vice-prefeita será realizada normalmente em janeiro, já que o processo está em julgamento com vistas pedidas pela juíza da corte do TRE, Kamile Moreira Castro. Estima-se que o julgamento será retomado apenas no dia 23 de janeiro. Até lá, caso a cassação seja mantida, os acusados ainda poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pai e mãe
A chapa foi reeleita com 40,05% dos votos válidos pela coligação “Aracoiaba Governo do Povo”, composta por: PSDB, PMDB, PSB, PSC e PR. O pai de Wesley Safadão, Wellington Nonato Silva, também é político e foi reeleito vereador de Aracoiaba pelo PSC.
Discussão sobre isso post